Fechar
Audiência a TV

Após mudanças de Silvio Santos, ‘SBT Notícias’ patina e perde para Cultura

Dudu Camargo e Marcão do Povo comandam novo telejornal do SBT

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

A nova grade do SBT, lançada no último dia 10 de janeiro, tem deixado Silvio Santos sem a devida paciência. O dono da emissora ordenou mudanças urgentes no “SBT Notícias”, telejornal da hora do almoço então comandado por Darlisson Dutra, após apenas cinco edições. O noticiário passou a contar com dois apresentadores, sendo que nenhum deles é o jornalista escalado inicialmente para o projeto.

Nesta terça-feira (18), o jornalístico patinou em seus minutos finais no ar e anotou o quarto lugar, com apenas 1,5, de acordo com dados prévios de audiência obtidos e divulgados pelo site TV Pop. A TV Cultura, que na faixa exibia o programa infantil “Quintal da Cultura”, registrou 2 pontos e ocupou o terceiro lugar atrás apenas da Record TV e da Globo. O “Balanço Geral” e o “Jornal Hoje” marcaram 8,2 e 11,5, respectivamente.

A Band exibiu o programa “Melhor da Tarde”, da apresentadora Cátia Fonseca, e registrou 1 ponto. Na sexta colocação, a TV Gazeta anotou apenas 0,4. RedeTV! e demais canais abertos não pontuaram de forma significativa e não tiveram seus números divulgados Os dados são prévios e correspondem a Grande São Paulo, principal praça para o mercado publicitário no país.

Na segunda-feira (17), o “SBT Notícias” consolidou 2,9 pontos de média e figurou na terceira colocação, com apenas 2 décimos de distância da Band, que marcou 2,7. A Record foi vice-líder e anotou 7,6, enquanto a Globo liderou, com 11,5. Os dados são consolidados e também correspondem a Grande São Paulo. Quando estava no comando de Dutra, a atração costumava fechar com 3 pontos.

Continua após a publicidade

Após as mudanças de Silvio Santos, o “SBT Notícias” tem sido apresentado por Dudu Camargo e Marcão do Povo. Os mesmos, aliás, continuam no comando do “Primeiro Impacto”. O relançamento do telejornal é mais uma tentativa do empresário de tirar a Record da vice-liderança de audiência. No entanto, o resultado obtido com a primeira exibição provocou uma onda de medo e desespero no canal.

O pupilo de Silvio tem dado conta do recado e acumulado números que variam entre 2,5 e 3 pontos durante sua permanência no estúdio. No entanto, quando o bastão é passado para Marcão, a audiência do SBT sofre um baque significativo e cai para menos de 2 pontos. A emissora tem observado atentamente a primeira semana e aguardado novos comandos do dono.

Desde que estreou na grade da emissora, o “SBT Notícias” afugentou cerca de 60% dos telespectadores no horário em que era exibido o “Bom Dia & Cia”, de Silvia Abravanel, antecipado para mais cedo. Com o lançamento da atração, a TV Cultura tem se aproximado das principais concorrentes, enquanto a Record segue isolada no segundo lugar com o “Balanço Geral” de Reinaldo Gottino.

A nova grade do SBT jogou o “Vem Pra Cá” para a programação vespertina com apenas meia hora por edição. A atração passou a ser exibida gravada e após o “Fofocalizando” na faixa das 16h30 às 17h, antecedendo as “Novelas da Tarde”. O “Casos de Família”, de Christina Rocha, e o “Roda a Roda Jequiti” foram mantidos nos horários 14h15 e 15h15, respectivamente.