IBOPE

Aposta de Silvio Santos, ‘Crimes de Paixão’ afunda audiência do SBT

Audiência da TV aberta no sábado tem se tornado dor de cabeça às emissoras

Danilo Reenlsober
Repórter do EM OFF

Muito se fala sobre a programação dos domingos dos canais da televisão aberta, com o novo programa de Ivete Sangalo na TV Globo e a eterna briga pela vice-liderança entre Rodrigo Faro (Record TV) e Eliana (SBT). Os sábados, de um modo geral, são sempre menosprezados pelas emissoras e isso tem se refletido na audiência da programação, sempre muito ruins.

De fato, a única grande movimentação envolvendo a programação de sábado foi a estreia de Marcos Mion no “Caldeirão”, substituindo Luciano Huck que assumiu os domingos. O SBT segue com o “Programa Raul Gil” e tem sua audiência sempre na casa dos 3 a 4 pontos. A Record TV segue com filmes do “Cine Aventura” e o jornalístico “Cidade Alerta”, sem grandes alterações.

O SBT até tentou ganhar um “gás” na audiência do final da tarde com a estreia do programa “Crimes de Paixão” neste sábado (25), um enlatado norte-americano sobre crimes envolvendo casais. O público, no entanto, não reagiu bem e a atração marcou média de apenas 1.9 pontos, com pico de 3.5. No mesmo horário, a Globo tinha 18.5 pontos, a soma da TV paga marcava 7.5, a Record TV marcou 7.0 e a Band 3.5 pontos.

A estreia não passou despercebida pelo público, que criticou. “‘Vigésima mudança’ nessa faixa das 18h30 do SBT e a audiência não corresponde. #CrimesDePaixão com míseros 2 pontos. Não era mais fácil colocar as mexicanas de segunda a sábado?”, comentou um internauta. “Pior de tudo foi a chamada horrível que o SBT fez de Crimes de Paixão. A chamada não tem nada a ver com programa. #CrimesDePaixao. A chamada parecia programa light kkkkk”, disse outro.

O “desleixo” com a grade de sábado pode ser sentida na audiência de um modo geral. Não raramente, as principais emissoras da TV aberta brasileira ficam abaixo da soma dos canais pagos. Foi o que aconteceu neste sábado (25). De acordo com o jornalista Rick Souza, apenas a TV Globo ficou acima da soma dos canais da TV paga na média-dia da audiência, que é contabilizada levando em conta os dados consolidados alcançados entre as 7h e a meia-noite.

Nesse período, a emissora dos Marinho marcou 13 pontos de média, contra 5.1 da soma dos canais pagos. A Record TV, entre as emissoras de sinal aberto, ficou na vice-liderança, marcando 4.1 pontos de média-dia. Já o SBT anotou apenas 2.9 de média na audiência geral, enquanto a Band não passou dos 1.6 pontos. A TV Brasil teve 0.5 e a Record News e a Cultura obtiveram 0.4 pontos, o suficiente para anotar uma audiência geral maior que a da RedeTV!, que marcou apenas 0.3.

Confira a lista completa da média-dia de sábado (25/6):

Globo 13.0
Soma dos canais pagos 5.1
Record 4.1
SBT 2.9
Band 1.6
TV Brasil 0.5
Record News e Cultura 0.4
RedeTV! 0.3
Aparecida 0.2
Gazeta e Rede Vida 0.1
RIT e CNT 0.0