Fechar
audiência da tv

Aposta de Silvio Santos vira dor de cabeça para o SBT ao naufragar na audiência

Nesta segunda-feira (23), a Band conquistou a terceira colocação em audiência; veja números

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

A crise de audiência enfrentada pelo SBT ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (23). Após lançar trinca de novelas para tentar reconquistar o público perdido nos últimos anos, a emissora de Silvio Santos viu seu ibope descer ladeira abaixo e empatar tecnicamente com a TV Cultura. “Paixões de Gavilanes”, novela colombiana que entrou no pacote, tem sido o principal motivo para o alerta vermelho no canal.

De acordo com dados prévios obtidos e divulgados pelo site TV Pop, a produção que já foi exibida pela RedeTV! e saiu do ar por baixo desempenho no Painel Nacional de Televisão (PNT) marcou apenas 1,3 ponto de média, 2,1 de pico e 3,2% de share. Com isso, a emissora ficou em quarto lugar, resultado visto como inaceitável nos bastidores da Anhanguera.

No mesmo horário, a Band se saiu bem com o “Melhor da Tarde” e anotou 1,4. A Record TV ficou em segundo lugar com 8,2 durante o “Balanço Geral SP” e a Globo obteve 12,1 com o bloco final do “Jornal Hoje” e capítulo da reprise de “O Cravo e a Rosa”. A TV Cultura exibiu programas infantis e marcou 0,9, e foi seguida da TV Brasil com a “Sessão Família” (0,5). A TV Gazeta pontuou “Mulheres” (0,4).

As demais emissoras não pontuaram de forma significativa. Cada ponto equivale a 74.666 mil domicílios e representa 205.755 mil indivíduos na Grande São Paulo, principal praça para o mercado publicitário no Brasil. Os números consolidados serão divulgados no próximo dia útil e vão destacar as audiências dos programas dos canais medidos, além da média dia (audiência entre 07h e 00h).

Continua após a publicidade

SBT quase no traço

“Paixões de Gavilanes” deixou o SBT com um ibope abaixo de 1,0 ponto, o que significa quase o traço. Às 12h41 (horário de Brasília), a novela estrelada por Mario Cimarro e Danna Garcia registrou apenas 0,9 e empatou com o “Quintal da Cultura” por mais de 10 minutos. A atração ainda foi seguida pela “Sessão Família” e o “Mulheres”, que marcaram 0,6 e 0,5, respectivamente.

No mesmo horário, o “Jornal Hoje” marcou 12,2, o “Balanço Geral” 8,6 e o “Melhor da Tarde” 1,1. A RedeTV! não apareceu no ranking durante a exibição de um programa religioso. A emissora só pontuou após às 15h com o início do “A Tarde é Sua”, revista eletrônica comandada por Sonia Abrão. O programa vespertino costuma fechar como a principal audiência diária da emissora.

“Paixões de Gavilanes” foi adquirida pelo SBT recentemente e guarda acontecimentos que provocaram protestos em seu país original de exibição. Isso porque a novela contará com romance entre dois homens, o que chocou o público em 2003. A emissora ainda não decidiu se as cenas irão ao ar, já que a trama é exibida em um horário com restrição de faixa etária.

A novela estreou em pacote com “Carrossel” (2012) e “Esmeralda” (2004). Ambas as novelas estão abaixo dos 3 pontos, média que a emissora costumava marcar com o extinto “SBT Notícias” (2022), que saiu do ar em janeiro justamente por motivos de baixa audiência e custo alto de produção.