Fechar
RETROSPECTIVA 2021

Bolsonaro e filhos são detonados em Retrospectiva da Globo

Jair Messias Bolsonaro, atual presidente do Brasil, foi relembrado negativamente na Retrospectiva 2021 da Globo

Adriel MarquesRepórter do EM OFF

Jair Messias Bolsonaro, política e atual presidente do Brasil, não conseguiu escapar da Retrospectiva 2021 da Globo. O especial apresentado pelas jornalistas Sandra Annenberg e Glória Maria, não poupou a autoridade. O bloco dedicado ao presidente Bolsonaro mostrou o político discutindo com passageiros em um avião, fazendo passeio de moto com apoiadores, segurando uma criança no colo sem máscara, sobrevoando a esplanada de helicóptero e montado em um cavalo.

Na reportagem também enfatizaram a câmara que recebeu o pedido de impeachment de Jair, assinado por parlamentares e diversas associações. “Na arena das palavras, duelo entre o fato e o discurso. 2021 foi o ano em que a política dominou as conversas, mas o diálogo deu lugar a guerra de narrativas. 2021 começou em compasso de espera, sem que o governo desse as vacinas que o Brasil queria. Foi preciso muita pressão da sociedade! No congresso acordos em busca de apoio. Um ano marcado por reviravoltas e retornos, mudança no jogo e na postura e na saúde uma nova guinada”, disseram Glória Maria e Sandra Annenberg.

“Movimentação também no alto comando da política, casamentos desfeitos e alianças forjadas. Falta de oxigênio, kit Covid-19, vacina atrasada, doses diárias do horror da pandemia ao vivo no senado. Time escalado, ministros cobrados e clima tenso. General enquadrado, tropa de choque mobilizada, mais depoimentos e novos escândalos”, continuaram as jornalistas alfinetando Jair Messias Bolsonaro e seu governo.

“Segredos e denúncias. Outra vacina, mais personagens, cabo, reverendo, coronel, diretor de logística e o desfecho. Gritaria no plenário e barulho no ar. Irresponsabilidade é crime? Já são mais de 100 pedidos na gaveta. Troca de peças também no centrão do governo. Com a base reforçada no congresso a artilharia se voltou mais uma vez para o outro lado da Praça dos Três Poderes. Mas quem diz o que quer…”.

Continua após a publicidade

“O clima esquentou, cortina de fumaça na rampa do palácio. No fim, vitória da urna, na urna. Mas a corda foi ficando cada vez mais esticada, estica de um lado, estica do outro. Cabo de guerra no limite! Até estourar justo no 7 de setembro. Para apagar o incêndio, um socorro inusitado e 48hs depois de atacar o supremo e a democracia no palanque, o presidente [Bolsonaro] baixou o tom e voltou atrás em uma carta”, mostrando cenas de Jair e seus aliados. Os filhos da autoridade também apareceram nas imagens, em diversos momentos.

Filho famoso

Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), deputado federal, ficou bem feliz e comemorou em seu Instagram a aparição em um livro de fotos lançado pelo ex-presidente americano Donald Trump. O filho de Jair se mostrou orgulhoso e agradeceu com uma postagem: “Vejo muitas semelhantes entre ambos os governos [de Trump e do pai], como a redução de impostos, trabalho pelo direito da população exercer sua legítima defesa através de armas, o respeito à liberdade religiosa, gratidão pelo trabalho de militares e policiais e muitos mais. Além disso, posso dizer que Trump e meu pai têm também muito em comum em suas personalidades”.

“São pessoas corajosas, que não se ajoelham para a patrulha do politicamente correto, são líderes natos, ideais para o combate atual em prol das liberdades”, escreveu Eduardo Bolsonaro, por meio do seu Instagram oficial. O político começou a homenagem falando de como foi citado por Trump: “Satisfação ser citado no novo livro do Presidente Trump, Nossa jornada juntos, ao lado de meu pai e ser mencionado como Wonderful Son Eduardo.