Fechar
MUDANÇAS

Com audiência em baixa, Ratinho pode deixar a grade do SBT

Programa do Ratinho tem derrubado a audiência da emissora e pode perder espaço em 2022

Danilo ReenlsoberRepórter do EM OFF

O Programa do Ratinho, exibido pelo SBT desde 1998, pode deixar a grade diária da emissora de Silvio Santos em 2022. A informação que corre nos bastidores do canal é que a direção da atração está insatisfeita com os índices de audiência conquistados pelo programa. A situação piorou após a estreia de A Fazenda 13, que tem deixado o SBT amargando a terceira posição no ibope.

Nesta quinta-feira, o colunista Flávio Ricco, do portal R7, afirmou que uma reunião da produção do Programa do Ratinho terminou em discussão. Segundo o jornalista, “alguém resolveu alterar a voz” durante o encontro, o que terminou até mesmo com choro de pessoas da equipe, gerando reclamações com o diretor artístico, Fernando Pelégio. A baixa audiência da atração teria motivado a discussão.

Além disso, o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, também estaria insatisfeito e teria cobrado mais comprometimento da equipe de produção. De acordo com o TV Pop, a gota d’água para que a reunião desandasse foi a informação da possibilidade do Programa do Ratinho deixar de ser exibido de segunda a sexta-feira pelo SBT a partir do ano que vem.

Segundo o site, Cézar Scarpato, que assumiu a direção do formato em janeiro, exigiu que a equipe arranjasse métodos de aumentar a audiência da atração, e ameaçou demitir os profissionais que não se esforçassem completamente. Diante dessa fala, alguns profissionais da produção se sentiram ameaçados e assediados pelo executivo, que decidiram procurar o RH da empresa.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, o diretor artístico da emissora, Fernando Pelegio, precisou intervir na situação e decidiu cobrar pessoalmente explicações de todos os envolvidos na confusão, na tentativa de apaziguar os ânimos exaltados. O Programa do Ratinho tem derrubado a audiência da emissora de Silvio Santos assim que entra no ar. Nesta quarta-feira, por exemplo, não foi diferente.

Ontem, às 22h52, no começo da Prova do Fazendeiro de A Fazenda 13, o SBT registrava, com a novela infantil Chiquititas, uma reprise, média de 7,0 pontos na audiência contra 7,9 do reality da Record TV. Ao fim do folhetim e início do Programa do Ratinho, o ibope do SBT caiu para apenas 4,0 pontos. Já por volta da meia-noite, a atração caiu ainda mais e marcou 2,9 pontos, contra 8,1 de A Fazenda.

Na terça-feira, a situação do Programa do Ratinho foi ainda pior. Ao exibir a Copa Libertadores da América, o SBT registrou um bom índice na audiência, chegando aos 16 pontos e assumindo a vice-liderança. Mas poucos minutos após o fim da partida de futebol, o Programa do Ratinho derrubou os índices para apenas cerca de 5,0 pontos. enquanto A Fazenda assumiu a vice-liderança com 11,0.