TV

Datena agradece convite de Bolsonaro, mas desiste de concorrer a vaga no Senado

Apresentador e radialista abriu o Brasil Urgente desta quinta-feira (30) dizendo que não será candidato

Danilo Reenlsober
Repórter do EM OFF

O jornalista, radialista e apresentador José Luiz Datena, da Band, revelou na tarde desta quinta-feira (30), que desistiu de concorrer à uma vaga no Senado Federal por São Paulo. Na abertura do Brasil Urgente, o comunicador fez um longo desabafo, agradeceu o convite do presidente Jair Bolsonaro (PL) e disse que a política não é seu lugar natural.

“Gostaria de agradecer o presidente Bolsonaro, que deu uma declaração que tinha me escolhido como candidato ao Senado, mas eu pensei bem e decidi seguir o meu caminho [na televisão], não foi por parte dele que não deu certo”, disse o jornalista. De acordo com normas estabelecidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), pré-candidatos a cargos políticos não podem aparecer na televisão a partir do dia 30 de julho.

“Quando considerei a ideia de concorrer nas eleições, mantive o mesmo aliado que me acompanha desde o inicio da carreira, aliado que nunca me faltou e que estaria comigo na urna, mas acho que vai continuar ligando nos meus programas de rádio e TV: são os meus telespectadores e ouvintes. Neles eu vejo e sinto toda a população brasileira em sua luta mais dura”, ressaltou Datena.

“Por eles eu cheguei a considerar, dessa vez eu quase fui”, reforçou o apresentador. “Mas, de novo, eu confirmei que posso e devo continuar defendendo a população da tribuna em que me colocaram. Aqueles que me convidaram, me incentivaram, muitos que eu quero bem, entenderão que política não é meu espaço natural. Estarei sempre com meu público e desejo sucesso aos meus correligionários. E sigo com os meus princípios e na defesa da democracia. Esse era eu, sou eu e serei sempre eu”, encerrou o jornalista.

Na terça-feira (28), a Band emitiu um comunicado dizendo que Datena entraria em férias nesta sexta-feira (1), o que levantou rumores de que o apresentador poderia deixar o Brasil Urgente para concorrer nas eleições de outubro. “O apresentador José Luiz Datena sai de férias a partir desta sexta-feira. Em seu lugar, Joel Datena apresentará o Brasil Urgente nesse período”, informou a nota.

Mais cedo, em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, Jair Bolsonaro (PL) afirmou que havia se acertado com o apresentador, filiado ao PSC, a candidatura ao Senado na chapa com Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Eu estou com Datena lá [em São Paulo], fechei com o Datena. Ele está em um outro partido”, disse o presidente.

Essa não é a primeira vez que Datena cogita concorrer a uma vaga nas eleições. Em 2018, ele também disse que poderia tentar uma vaga no Senado, porém, na ocasião ele também desistiu. Já em 2020, o apresentador planejou concorrer como vice-prefeito pelo MDB na chapa com Bruno Covas (PSDB). Mais uma vez, ele decidiu continuar na televisão.