Fechar
ESTREIA

Em baixa na audiência, Ratinho copia ‘Encrenca’ para alavancar ibope

Com presença de Zé Neto e Cristiano, "Programa do Ratinho" estreou quadro de vídeos famosos na internet

Danilo ReenlsoberRepórter do EM OFF

A direção do SBT tem realizado mudanças no programa apresentado por Carlos Massa, o Ratinho, na emissora. Com baixos índices na audiência e perdendo frequentemente para a Globo e para a Record TV, o “Programa do Ratinho” apostou em um novo quadro na noite desta quarta-feira (06) para atrair o público. Os telespectadores, no entanto, logo apontaram para a semelhança com uma atração da concorrência.

Ratinho comandou a estreia do quadro “Confusão”, que contou com a presença da dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano. Na ocasião, os músicos, ao lado do apresentador e de Xaropinho, comentaram os vídeos que estão viralizando na internet. Não demorou muito para que os internautas comparassem o quadro com o “Encrenca”, programa da RedeTV! exibido nas noites de domingo.

E o Ratinho que fez o Zap Zap do Encrenca, mas com famosos comentando os vídeos“, comentou o telespectador Mateus Costa em seu perfil no Twitter. “Sério que o Ratinho chamou o Zé Neto e Cristiano pra fazer uma cópia do Encrenca? Desespero tá grande“, ironizou o internauta Guilherme. “E o Ratinho que criou seu próprio Encrenca com o nome de ‘Confusão’, atirando pra todo lado“, comentou o usuário Caio Matheus, na mesma rede social.

Ainda na participação da dupla sertaneja no “Programa do Ratinho”, o cantor Zé Neto falou sobre sua vida antes da carreira musical. Ele comentou, por exemplo, quais trabalhos já realizou antes de viajar o Brasil fazendo show. “Tive muitas profissões! Fui tratorista, lavageiro e servente de pedreiro“, lembrou o cantor. A dupla também cantou diversos sucessos da carreira durante o programa.

Continua após a publicidade

Logo no começo da edição de ontem do seu programa, Ratinho afirmou ao público que a atração vai passar por alterações na próxima semana. O apresentador, no entanto, não disse quais seriam essas mudanças. “Só lembrando que nosso programa vai mudar, vamos fazer uma mudança, a partir de segunda-feira, vamos mudar quadros, vamos fazer uma mudança pro programa ficar mais vivo, mais alegre“, antecipou o comunicador.

Baixa audiência

Essa é uma jogada da direção da atração diária e do SBT para tentar atrair mais audiência ao “Programa do Ratinho”. Caso não reaja, o programa pode deixar a grade diária da emissora de Silvio Santos em 2022. A informação que corre nos bastidores é que a direção da atração está insatisfeita com os índices conquistados pelo programa. A situação piorou após a estreia de A Fazenda 13, que tem deixado o SBT amargando a terceira posição no ibope.

No mês passado, o colunista Flávio Ricco, do portal R7, afirmou que uma reunião da produção do “Programa do Ratinho” terminou em discussão. Segundo o jornalista, alguém resolveu alterar a voz durante o encontro, o que terminou até mesmo com choro de pessoas da equipe. Carlos Massa, o Ratinho, também estaria insatisfeito e teria cobrado mais comprometimento da equipe de produção.

Segundo o site TV Pop, a reunião desandou de vez quando Cézar Scarpato, que assumiu a direção do formato em janeiro, exigiu que a equipe arranjasse métodos de aumentar a audiência da atração, e ameaçou demitir os profissionais que não se esforçassem completamente. Diante dessa fala, alguns profissionais da produção se sentiram ameaçados e assediados pelo executivo, que decidiram procurar o RH da empresa.

Apesar da estreia do quadro “Confusão” na noite de ontem, o “Programa do Ratinho” não viu seus índices de audiência melhorarem. Por volta das 23h40, enquanto a Globo liderava com o “Segue o Jogo” e marcava 11,6 pontos, “A Fazenda 13” estava tranquila na vice-liderança com 9,5 pontos. O “Programa Do Ratinho” marcava apenas 5,1 pontos, menos do que a soma dos canais pagos, que totalizavam 6,4 pontos no horário.