Fechar
em 2022

Em crise na audiência, ‘Vem Pra Cá’ pode deixar grade do SBT

Segundo colunista, revista matinal pode ser extinta da programação da emissora em 2022

Danilo ReenlsoberRepórter do EM OFF

Desde que estreou nas manhãs do SBT, o Vem Pra Cá, atração comandada por Gabriel Cartolano e Patrícia Abravanel, nunca emplacou de fato na audiência. Com índices baixos no ibope, a revista eletrônica da emissora de Silvio Santos perde na preferência do público para a Globo e para a Record TV com frequência. Os resultados ruins podem custar a sobrevivência do programa.

A atração apresentada pela filha de Silvio Santos estreou no dia 22 de março e não empolgou o público. Com uma média de 3,4 pontos na audiência na estreia, o programa derrubou o ibope do canal, na comparação com as semanas anteriores. No horário, o SBT apresentava um telejornal e um programa infantil e alcançava média de 4,2 pontos.

Logo no dia seguinte à estreia, o Vem Pra Cá chegou a amargar a quinta posição no Ibope, perdendo para a TV Cultura e até para a soma dos canais pagos. No dia 23 de março, por volta das 10h da manhã, a revista eletrônica marcava apenas 1,9 pontos de audiência na Grande São Paulo. No mesmo horário, a Globo liderava com 7,6 pontos, a Record TV aparecia com 5,9 pontos, os canais pagos somavam 2,7 pontos e o SBT aparecia atrás da TV Cultura, que tinha 2,0 pontos.

De lá para cá, o programa matinal passou por uma série de mudanças, tanto no conteúdo, quanto de horário. Silvio Santos chegou a levar a atração para o horário vespertino, mas a mudança não durou nem uma semana e o Vem Pra Cá voltou para as manhãs. Recentemente, a atração começou a apostar mais em pautas jornalísticas, semelhante ao Hoje em Dia, da Record TV.

Continua após a publicidade

Nada disso foi o suficiente para dar ao programa um novo fôlego e o resultado pode ser a sua extinção. De acordo com o colunista Flávio Ricco, do portal R7, o Vem Pra Cá luta para se manter na programação do SBT no próximo ano. De acordo com o jornalista, há um esforço interno da equipe, que envolve diversos setores, para que a atração siga no ar em 2022.

Ricco ressaltou ainda que, se dependesse exclusivamente de Silvio Santos, a revista eletrônica já teria saído do ar há meses, mostrando que a direção vai ter trabalho para manter a atração na programação. O dono do SBT é conhecido por seu gênio forte e por mudar toda a grade da emissora sem nenhum tipo de aviso prévio.

Críticas

No final de outubro, Patrícia Abravanel entrevistou seu próprio marido durante o Vem Pra Cá. A conversa com Fábio Faria, que é Ministro das Comunicações do governo Jair Bolsonaro (PL), já havia sido anunciada e gerou grande expectativa por parte da filha número quatro de Silvio Santos, que falava diversas vezes sobre o assunto ao longo do programa.

Porém, parece que o público não curtiu muito o bate-papo entre o casal, que falou especialmente sobre a tecnologia 5G, e o resultado foi sentido na audiência. Mesmo tentando chamar a atenção dos telespectadores com a importância do assunto, a audiência não conseguiu surpreender. Na ocasião, foram registrados números abaixo da média da atração matinal.

Segundo dados divulgados pelo portal Bastidores da TV, o programa não conseguiu sequer ultrapassar os 3 pontos, oscilando entre 2.7 e 2.9 pontos. A repercussão negativa da entrevista não foi sentida somente nos números, mas também por meio comentários feitos nas redes sociais. Diversos internautas criticaram a desenvoltura e a falta de domínio de Patrícia sobre o assunto.