TV

‘Encontro’ sofre com falta de convidados após deixar estúdios do Rio de Janeiro

Exibido de São Paulo, atração matinal da TV Globo tem sofrido com falta de convidados e pautas relevantes

Danilo Reenlsober
Repórter do EM OFF

O “Encontro” estreou nesta segunda-feira (4) seus novos apresentadores, Patrícia Poeta e Manoel Soares, que substituem Fátima Bernardes. Além de novos comandantes, o programa também mudou de “casa”: deixou os estúdios da TV Globo no Rio de Janeiro e mudou-se para São Paulo. A mudança, porém, parece ter causado um “esvaziamento” nas pautas e no time de convidados.

O programa exibido nesta terça-feira (5), por exemplo, não contou com a já característica presença de atores e atrizes da casa no sofá da atração. O único convidado foi o cantor Tato, vocalista do Falamansa, que deu algumas opiniões sobre a novela Pantanal ao lado da jornalista Tati Machado. Fora isso, o “Encontro” deu espaço para a história de vida de uma mulher que estava na plateia.

É uma situação bem diferente daquela vista quando Fátima Bernardes comandava a atração diária, diretamente do Rio de Janeiro. Só na semana passada, por exemplo, o “Encontro” recebeu a presença de diversos nomes da dramaturgia brasileira, como Tony Ramos, Alexandra Richter, Elisabeth Savala, Lázaro Ramos, Ana Furtado, Dan Stulbach, entre outros.

Dois pontos podem explicar esse “esvaziamento” do programa. Primeiro, a falta de artistas disponíveis em São Paulo. A TV Globo grava suas novelas e séries quase que totalmente no Rio de Janeiro, onde fica o Projac. Desse modo era muito mais fácil que um ator ou atriz participasse da atração quando o “Encontro” era feito no Rio, sem precisar realizar uma ponte aérea.

Outra questão é o foco maior no jornalismo. A atração, além de deixar a Cidade Maravilhosa, também mudou de horário, entrando no ar logo depois do “Bom Dia Brasil”. A emissora entende que a exibição do “Encontro” após o telejornal, em vez do “Mais Você”, faz mais sentido na grade. Hoje, a atração de Patrícia e Manoel já mostrou as dificuldades da população após as novas regras estabelecidas pelo INSS.

A falta de convidados e de pautas relevantes chamou a atenção de telespectadores. “Não tem sentido nenhum esse #Encontro permanecer no ar. Não existe uma pauta relevante. Falaram de Pantanal, colocaram Falamansa e deram espaço para uma senhora anônima falar”, reclamou um internauta. “O #Encontro mudou pra São Paulo e ficou sem convidados kkkk um sofá de 5 metros de largura e só o vocalista da atração musical sentado nele”, disse outro.