Fechar
Em Baixa

‘Encrenca’ afunda na audiência e registra pior média do ano

O humorístico da RedeTV! continuou em queda livre e amargou, pela segunda vez consecutiva, o menor índice de 2021

Bruno PintoRepórter do EM OFF

Responsável pelos melhores índices de audiência da RedeTV! nos últimos anos, o “Encrenca” passou a apresentar um efeito reverso. Após a saída do elenco original da atração e a chegada dos novos integrantes, o humorístico foi perdendo muitos telespectadores, semana após semana, e hoje se encontra numa situação completamente diferente daquela que deixava os executivos da emissora paulista mais satisfeitos.

A RedeTV! bem que tentou dar continuidade ao sucesso consolidado pela antiga turma que comandava o “Encrenca”, mas a missão de fazer os números se manterem da mesma forma não chegou nem perto de ser atingida. Diante dos péssimos resultados que vinham sendo registrados, a atração dominical não só viu seus índices caírem bruscamente, como amargou a pior média do ano.

Segundo dados prévios divulgados pelo portal TV Pop, neste domingo (05), o “Encrenca” fechou com apenas 1.8 ponto de média na Grande São Paulo e, pela segunda vez consecutiva, registrou a pior audiência de 2021. De acordo com um levantamento feito pelo site, o resultado representa a perda de 6 em cada 10 televisores sintonizados na emissora de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho durante o horário do programa.

Com quase uma hora no ar, por volta das 20h42, a atração humorística marcou 1.5 ponto e perdia para praticamente todos os canais abertos de grande relevância no cenário televisivo. Neste mesmo horário, o programa sequer chegou perto de seu adversário direto, o “Perrengue na Band”, comandado por seus antigos apresentadores, que marcou 3.8 pontos, ou seja, mais que o dobro.

Continua após a publicidade

Não demorou muito tempo para que a diferença entre a RedeTV! e suas concorrentes aumentassem ainda mais. Isso porque, apenas 10 minutos depois, às 20:52, o humorístico da Band cresceu mais três décimos e registrou 4.1 pontos. Sendo assim, o “Encrenca” viu a sua situação piorar ainda mais, ao ficar atrás da principal concorrente com mais 2.6 pontos a menos, números maiores do que a própria audiência RedeTV!.

Sem esboçar qualquer sinal de reação, o programa continuou marcando 1.4 ponto na capital paulista. Embora a diferença entre os humorísticos da RedeTV! e Band tenha reduzido, o “Encrenca” chegou a ter o quinto lugar fortemente ameaçado. Às 22h01, enquanto a Band registrou 3.3 pontos, a TV Gazeta vinha na cola da emissora de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho com 1.2 ponto.

A situação do “Encrenca” só foi melhor por volta das 22h45. Isso porque, o humorístico da Band sofreu uma grande queda em seus índices de audiência e desceu de 3.3 para 1.6 ponto. Com o resultado minuto a minuto, o programa da RedeTV! conseguiu, mesmo que de forma provisória e por pouquíssimos minutos, a quarta colocação da disputada briga pela audiência.

No último sábado (04), Marcelo de Carvalho, mesmo com grande parte da programação de sua emissora com baixíssimos índices de audiência, utilizou suas redes sociais para alfinetar a Rede Globo e disse: “A Globo conseguiu um milagre: Ser rejeitada pela esquerda e pela direita. A Globo onde tive a honra de trabalhar, na época de gigantes como Roberto Marinho e Jorge Adib, hoje é a emissora da lacração. Do jornalismo parcial. E com isso se afasta do público”.

indignado com a postagem de um dos sócios da RedeTV!, o jornalista Erlan Bastos não perdeu duas vezes antes de responder o comentário feito pelo também apresentador: “Minha nossa, você não tem o pingo de noção. Você falando de jornalismo parcial? Metade da grade vendida, funcionários fazendo greve. Vai cuidar da tua emissora e dos teus funcionários”.