Fechar
audiência da tv

Estratégia de Silvio Santos derruba audiência de programas dominicais do SBT

Nova grade dominical da emissora de Silvio Santos manteve a vice-liderança, mas não ampliou os índices

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

Silvio Santos segue promovendo alterações na programação do SBT. Em uma crise histórica de audiência, a emissora passou a perder para a Record TV e tem visto a Band assumir a terceira colocação com frequência. Com o objetivo de reposicionar a grade e aumentar os índices aos domingos, alguns programas ganharam novos horários.

Neste domingo (12), a empresa do dono do Baú estreou as novidades. No ar das 9h às 11h, o “Notícias Impressionantes” marcou 3,5 com pico de 4,8 e ficou na vice-liderança. No mesmo horário do programa de vídeos da internet, a Globo liderou de forma isolada (8,6) enquanto a Record anotou 1,5. A Band obteve 2,1 e a TV Aparecida 0,7.

O “Roda a Roda”, que deixou o horário noturno para anteceder o “Domingo Legal“, marcou 4,1 entre 11h e 11h30. Na mesma faixa, o programa liderado por Celso Portiolli costumava marcar entre dos 6 e 8 pontos de ibope com o “Passa ou Repassa”. Semanalmente o apresentador recebe personalidades da mídia para a gincana.

No confronto com o game show derivado de uma das marcas de Silvio, a Globo foi líder (8,3), a Record pontuou 3,2, a Band marcou 1,3 e a TV Aparecida 0,7. Já entre 11h30 e 11h45, o SBT exibiu o sorteio da Tele Sena. O programa também era veiculado na faixa noturna, mas passou a ser parte da estratégia da direção no objetivo de elevar a audiência.

Continua após a publicidade

De acordo com dados obtidos e divulgados pelo site TV Pop, O programa comandado por Luís Ricardo também registrou 4,1 pontos de média e obteve 4,4 de pico. Na mesma faixa a Globo liderou com 8,3, a Record marcou 4,0, a Band 1,1 e a TV Aparecida apenas 0,6. Cada ponto equivale a 74.666 mil domicílios e representa 205.755 mil indivíduos na Grande São Paulo.

Em tempo, o “Notícias Impressionantes” e o “Roda a Roda” já haviam sofrido mudanças de horários na programação do SBT no primeiro semestre deste ano. O primeiro passou a ser diário após o fim do “SBT Notícias” em fevereiro, mas deixou a grade após lançamento de novas faixas de reprises de novelas que marcaram o canal.

O game show de Patrícia Abravanel também ganhou exibições diárias nas tardes da emissora, mas passou a ser exibido nas noites de quartas-feiras, às 22h45, e aos domingos, às 19h (horário de Brasília), após o “Eliana”, por motivos de baixa audiência.