Fechar
FALHA NOSSA

Falha técnica da GloboNews interrompe telejornal

Leila Sterenberg comandou telejornal “Em Pauta”, da GloboNew

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

Os momentos inusitados e falhas técnicas estão cada vez mais frequentes nas emissoras de TV, neste fim de ano. Após a Jovem Pan News deixar âncora do “Jornal Jovem Pan” sem voz durante o início de uma edição, a GloboNews, canal de notícias líder de audiência na TV paga, passou por uma falha técnica durante intervalo comercial do horário nobre, o que interferiu na qualidade de imagem.

O canal apresentava os anunciantes do “Em Pauta”, telejornal que debate as principais notícias do dia, quando as ações de merchandising foram interrompidas e uma vinheta curta da emissora foi exibida fora de hora. A falha técnica não parou por aí. Após apresentação da vinheta, a imagem cortou diretamente para o encerramento da edição do noticiário sem mostrar Leila Sterenberg anunciar que seria o último bloco.

Assim que o corte ocorreu, o público pôde acompanhar as considerações finais dos correspondentes pela metade. A substituta de Marcelo Cosme no plantão das festas de fim ano não explicou o motivo da falha técnica. Na edição do “Em Pauta”, o início da vacinação das crianças foi um dos principais destaques. Jorge Pontual comentou sobre a alta do número de casos de infectados pela Covid-19 nos Estados Unidos.

Essa não é a primeira falha técnica da GloboNews em 2021. No primeiro semestre do ano, a repórter Cecília Flesch se mostrou irritada após ser chamada pela âncora Raquel Novaes e não receber um retorno de que estava ao vivo. No telão, o público pode acompanhar a repórter desprevenida e fora de postura.

Continua após a publicidade

A GloboNews não foi a única emissora de notícias a apresentar falha técnica no plantão das festas de fim de ano. A Jovem Pan News, concorrente direta, passou por erro na abertura do “Jornal Jovem Pan”, exibido na noite de Natal, no sábado (25). Após a abertura do telejornal, a produção abriu o sinal do estúdio e deixou a âncora Caterina Achutti sem voz durante toda a escalada.

A jornalista apresentou o plantão do noticiário ao lado de Vitor Brown. Na ocasião, ela listou as principais notícias da edição em escalada sem voz que durou cerca de 8 segundos. Assim que a produção percebeu a falha técnica, o noticiário foi recomeçado da vinheta. Caterina teve que refazer a leitura da escalada para que o público entendesse o que ela havia ditado quando estava se voz.

Antes do telejornal ter sido reiniciado, ainda no ar, um funcionário da Jovem Pan News tentou explicar para um superior o problema. “O áudio estava desligado”, falou. O profissional disse que resolveu o problema e novamente desligou o áudio até o fim da segunda exibição da vinheta. Ao retornar ao estúdio após o recomeço do “Jornal Jovem Pan”, Achutti cumprimentou o colega de bancada.

A concorrente da GloboNews ignorou o erro e não deu explicações ao público. Em seu canal do YouTube, onde disponibiliza as íntegras de todos os programas, a falha técnica foi mantida e já foi assistida por mais de 72 mil pessoas. Em apenas três meses no ar, o canal de notícias já coleciona série de barracos e desentendimentos entre seus contratados e convidados dos telejornais.