ENTREVISTA

Fátima Bernardes se nega a declarar voto e é alvo de críticas na internet

"Eu não preciso dizer", declarou Fátima Bernardes na entrevista concedida ao Roda Viva nesta segunda-feira

Danilo Reenlsober
Repórter do EM OFF

A jornalista e apresentadora Fátima Bernardes concedeu uma entrevista ao programa Roda Vida, da TV Cultura, nesta segunda-feira (26), e falou sobre diversos aspectos de sua vida pessoal e profissional. A ex-titular do Encontro, porém, foi alvo de críticas por parte do público após se negar a dizer em qual candidato vai votar nas eleições, marcadas para o dia 2 de outubro.

Fátima foi questionada pela jornalista Roberta Malta, da revista Marie Claire, sobre se pronunciar publicamente, demonstrando apoio a determinado candidato. “Você tem um status de artista, e a gente sabe a importância dos artistas se posicionarem politicamente. Você pensa em dar sua voz, seu rosto?”. O namorado da apresentadora, Túlio Gadelha, é deputado e candidato à reeleição.

Em sua resposta, Fátima Bernardes preferiu se isentar. “Eu acho que eu já dou [minha opinião], no dia a dia eu já dou. Eu não preciso dizer em quem eu vou votar pra deputado, para senador”, disse. “Já recebi essa pergunta na fila e eu fiquei muito triste de ouvir uma moça jovem numa fila pra votar me dizer: ‘Eu não tive tempo de me informar, em quem você vai votar?'”, lembrou a apresentadora.

“Obviamente eu não disse. Eu fiquei triste com aquilo. A gente tem que ter tempo para se preparar, é um momento importantíssimo. É um momento que vai definir não só a nossa vida, o rumo do país, o futuro dos nossos filhos. Então, eu acho de alguma maneira eu, até por questões de jornalismo, eu não preciso dizer, declarar publicamente o meu voto, para ter uma posição clara sobre o que eu acho, o que eu penso”, encerrou.

Nas redes sociais, porém, a apresentadora foi alvo de críticas por “fugir” do questionamento. “Infelizmente precisa sim. Porque ultimamente tem sido pelo voto que a gente realmente sabe quem são as pessoas. Vários com discurso de ‘bom moço’ e quando vê apertou 17. Aí que a máscara cai”, reclamou o internauta Leo Santana, no Twitter.

“Precisa sim”, escreveram os internautas Luciano Caldas e Rita Roque. “Fracos entrevistadores e atuação rasa de Fátima Bernardes no @rodaviva, mais do mesmo e ainda ficou em cima do muro na seara política, sabonetou!!!”, detonou Juarez Santos, na mesma rede social. “Não falar abre brecha pra dúvidas, prefiro os que não tem medo de por a cara pra bater”, disse outro telespectador.