Fechar
Fiasco de audiência

Fiasco na audiência faz SBT tirar novela do ar uma semana após estreia

Ao EM OFF, SBT confirmou reestruturação de grade; “Paixões de Gavilanes” não será substituída

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

Após quase traçar no ibope com o capítulo levado ao ar nesta segunda-feira (23), “Paixões de Gavilanes” foi cancelada pelo SBT. A novela colombiana estava em exibição desde a semana passada e se encontrava em seu sétimo capítulo, o último, exibido nesta terça-feira (24). A ordem partiu diretamente de Silvio Santos e foi prontamente atendida pelos executivos da emissora.

A trama estrelada por Mario Cimarro e Danna Garcia foi limada da programação da emissora após não esboçar reação no Painel Nacional de Televisão (PNT) e perder para a Band em diversas ocasiões. Sua escalação era tratada com entusiasmo pela direção do canal, que aguardava índices na faixa dos 4 pontos ou mais, algo registrado com facilidade pelas tramas mexicanas na faixa das “Novelas da Tarde”.

Em comunicado enviado à imprensa, o SBT confirma uma reestruturação de grade já para esta quarta-feira (25). Ao EM OFF, a emissora disse que “Paixões de Gavilanes” apenas saiu do ar e que não existe uma previsão para que retorne. Isso porque sua retirada não é tratada como um cancelamento, o que teoricamente não impeça que seja escalada em um momento oportuno. O folhetim não terá substituta.

A novela foi tirada do ar sem um aviso prévio ao público que a emissora conseguiu fidelizar ao longo de uma semana e dois dias. O último capitulo da produção não passou de 2,4 pontos de pico, o que tornou a situação insustentável para Silvio Santos. Apesar de surpresa para muitos fãs, nos bastidores seu cancelamento já era tratado como algo inevitável.

Continua após a publicidade

De acordo com a nova grade divulgada pelo SBT, “Carrossel” passará a ser exibida das 12h às 13h15, o que corresponde a ganho de 15 minutos em sua exibição diária de segunda a sexta-feira. Atualmente a novela infantil assinada por Íris Abravanel é levada ao ar das 12h às 13h. “Esmeralda” terá mais 45 minutos no ar, indo das 13h15 às 15h apenas para a Grande São Paulo, principal praça para o mercado publicitário.

Outras emissoras da rede e afiliadas sem programação local poderão transmitir as tramas caso queiram. A princípio, “Esmeralda” e “Carrossel” não devem ser canceladas, já que ambas costumam marcar algo próximo da casa dos 3 pontos, média registrada antes da última alteração para encaixe da trinca de novelas.

“Paixões de Gavilanes” foi cancelada após marcar 1,2 ponto de ibope na Grande São Paulo com o capítulo exibido na tarde de ontem. Em alguns momentos da sua exibição, a trama produzida pela RTI Televisión para Telemundo nos Estados Unidos com foco no público latino marcou apenas 0,8, algo distante dos padrões aceitáveis pela direção do canal da Anhanguera.

Essa foi a segunda vez que trama ganhou espaço na TV aberta. Em 2004, a RedeTV! comprou os diretos da primeira temporada lançada em 2003 e a tirou do ar pouco tempo depois após desastre de audiência semelhante ao que a emissora de Silvio Santos registrou. Assim como no SBT, o público não acompanhou o desfecho do folhetim.