Fechar
IBOPE

Final de ‘A Fazenda 13’ faz reality bater recorde de audiência

O episódio final do reality foi o mais assistido da temporada, superando a estreia

Danilo ReenlsoberRepórter do EM OFF

A décima terceira edição de A Fazenda, principal reality show da Record TV, chegou ao fim nesta quinta-feira (16), batendo recordes de audiência na temporada. A atração, repleta de polêmicas e barracos, foi vencida pelo influenciador Rico Melquiades, que recebeu 77,47% dos votos do público e faturou o prêmio de R$ 1,5 milhão. O ex-BBB Bil Araújo foi o vice-campeão. Adriane Galisteu comandou a competição pela primeira vez.

Em seu episódio final, o reality rural gravado em Itapecerica da Serra, em São Paulo, alcançou seu maior índice na audiência. De acordo com dados do site TV Pop, A Fazenda 13 obteve uma média de 12,1 pontos na Grande São Paulo, principal praça para medição do ibope. Cada ponto equivale a aproximadamente 76.577 domicílios ou 205.377 indivíduos. Assim, a final do programa foi assistida por mais de 2,4 milhões e pessoas.

O índice é superior à média registrada na estreia da 13ª temporada, em setembro, quando A Fazenda 13 cravou 12 pontos. Até então, essa era a melhor marca da atração da emissora de Edir Macedo. Durante toda a exibição da final, o reality teve pico de 13,4 pontos às 23h56, brigou com o The Voice Brasil e venceu a novela Verdades Secretas, que também está em sua reta final na Globo.

As últimas semanas de A Fazenda 13 renderam muitas polêmicas dentro e fora do reality, e isso repercutiu na audiência. Na noite desta terça-feira (14), que contou com a eliminação de Dynho Alves e Sthefane Matos, a atração rural da Record TV ficou na vice-liderança isolada e foi a maior audiência do dia na emissora paulista. O programa marcou 10,3 pontos de média na Grande São Paulo, segundo o Observatório da TV.

Continua após a publicidade

Um dia antes, na segunda-feira (13), quando foi realizada a primeira roça especial da edição, A Fazenda 13 teve índices ainda melhores: 10,8 pontos de média, de acordo com o portal Notícias da TV. Na ocasião, o funkeiro MC Gui e a ex-panicat Aline Mineiro foram eliminados. No confronto direto, a Globo marcou 13,0 pontos e o SBT apenas 4,4 na Grande São Paulo.

Polêmicas

A Fazenda 13 colecionou polêmicas. Logo nas primeiras semanas de reality, o funkeiro Nego do Borel foi acusado de assediar a modelo Dayane Mello. Após uma festa, ambos foram para debaixo do edredon e o artista teria, então, abusado da ex-participante do Big Brother Itália. Apesar da negativa de Dayane, Nego do Borel foi expulso do programa.

Outra relação polêmica envolveu o bailarino Dynho Alves e a influenciadora Sthefane Matos. Ambos criaram uma relação íntima dentro do reality, e apesar de negarem envolvimento amoroso, causaram ciúmes do lado de fora. MC Mirella, então casada com Dynho, pediu divórcio e saiu da casa do casal. O empresário Victor Igoh, ex-noivo de Sthefane, também optou por terminar a relação.

Já em seus momentos finais, na última festa que reuniu todos os ex-participantes de A Fazenda 13, a modelo Liziane Gutierrez jogou bebida em Erasmo Viana. Em seguida, empurrou Lary Bottino. Diante as agressões, ela foi retirada da festa pela produção do programa. A briga foi tão feia que a direção proibiu que Liziane participasse da final, ao lado dos demais ex-peões.

Missão cumprida

Em entrevista ao colunista Flávio Ricco, do portal R7, o diretor da atração, Rodrigo Carelli, se disse satisfeito com o programa e que a décima terceira edição do reality rural foi uma das mais intensas. “Nós tivemos uma temporada vencedora, com muita novidade, com um tipo de elenco muito diferente de todos que a gente já teve em outras temporadas”, afirmou o contratado da Record TV.

“Com certeza foi a mais intensa de todas, pois, por incrível que pareça, mesmo na 13ª edição, sempre tem novidades e atitudes que nunca aconteceram antes, sempre tem dinâmicas que nunca tiveram em outras temporadas. Com certeza cada edição tem sua própria história, acho que essa é a magia do reality show. É uma história que nós não sabemos qual vai ser, e que acaba de ser contada apenas quando termina”, reforçou.

O diretor aproveitou a oportunidade para fazer um balanço do programa. “Foi a mais diversa em termos de personalidades, a mais intensa, a que teve mais interação com o público de fora e nas redes sociais. O reality paralelo que aconteceu fora em relação às pessoas, da vida dos participantes, foi uma coisa muito intensa também. Foi uma temporada rica, bem-sucedida e muito intensa!”.