Fechar
TV

Financeiro fala mais alto e TV Globo reduz equipe na Copa do Mundo

Equipe enviada ao Catar será menor do que a que cobriu a Copa da Rússia

Danilo ReenlsoberRepórter do EM OFF

A TV Globo adquiriu no ano passado os direitos para transmissão exclusiva da Copa do Mundo do Catar, que começa em novembro, na televisão aberta e também em seus canais de TV por assinatura. Apesar de já ter vendido suas cotas de patrocínio para o Mundial de futebol, a emissora carioca está preocupada com os gastos no país dos Emirados Árabes e precisou enxugar sua equipe.

De acordo com o colunista Flávio Ricco, do portal R7, a TV Globo já definiu a quantidade de profissionais que vai levar para o Catar. Segundo ele, a emissora dos Marinho bateu o martelo e deve utilizar aproximadamente 80 profissionais para a cobertura da Copa do Mundo “in loco”. Esse é um número inferior à quantidade de pessoas levadas à Rússia em 2018.

Na Copa da Rússia, cerca de 197 profissionais, incluindo colaboradores do SporTV e ge.com, foram levados para o país. Ainda segundo Ricco, o que mais pesou na decisão da TV Globo de cortar drasticamente o número de profissionais no Catar foi o preço total do investimento, incluindo passagens, hospedagens, alimentação, entre outros aspetos que envolvem um evento desse porte.

A emissora, no entanto, vai dar um “jeitinho” para que as transmissões não sejam prejudicadas. Ricco aponta que muita coisa envolvendo os jogos vai ser feita daqui mesmo do Brasil, sem que a equipe profissional faça grandes viagens. País árabe localizado na Ásia Ocidental, o Catar é considerado atualmente o país mais rico do mundo, e por isso, um dos mais caros para se viver.

Continua após a publicidade

A Copa do Mundo de 2022 será disputada em oito estádios no Catar. O primeiro jogo acontece no dia 21 de novembro, às 7h no horário de Brasília, entre Senegal e Holanda, no Estádio Al Thumama. Essa é a primeira vez que a competição de futebol acontece em novembro. A decisão foi tomada devido às altas temperaturas no Catar entre os meses de junho e julho, que passam facilmente dos 50°C graus.

Apesar do medo da gastança com os profissionais no país árabe, o Grupo Globo já reúne sete patrocinadores para a transmissão dos jogos. O grupo Magalu entrou no mês passado como patrocinador da emissora na televisão aberta. Ambev, Claro e Itaú fazem parte do grupo. Os jogos na TV por assinatura serão patrocinados pela Betfair, Nubank, Samsung, Ambev e Claro.