Fracasso de audiência

Fracasso de audiência, ‘Poliana Moça’ tem pior média das novelas infantis do SBT

Novela protagonizada por Sophia Valverde tem pior média

Paulo Henrique Lima
Repórter

A crise de audiência enfrentada pelo SBT tem atingido em cheio “Poliana Moça”. A única novela inédita na programação da emissora de Silvio Santos é considerada o pior fracasso da história das tramas infantis iniciada com “Carrossel” (2012). Com 70 capítulos já exibidos, a história estrelada por Sophia Valverde e antagonizada por Igor Jansen acumula média preocupante no horário nobre.

De acordo com levantamento feito pela colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, a obra assinada por Íris Abravanel acumula apenas 7 pontos de média. No mesmo período, “As Aventuras de Poliana” (2018) registrou 15 pontos. A atual novela é uma continuação da história inspirada na menina que recorre ao jogo do contente para enxergar o lado bom da vida em situações difíceis.

“Carrossel” foi a responsável por abrir a estratégia do SBT em fortalecer o seu horário nobre contra as produções da Record TV. A rotina dos alunos da Escola Mundial anotou 13 pontos de média no mesmo período e revelou Larissa Manoela, que viveu Maria Joaquina, ao estrelato. Atualmente a atriz é contratada da Globo e protagoniza a novela das seis “Além da Ilusão” ao lado de Rafael Vitti.

“Chiquititas” (2013) tem o segundo melhor desempenho da era de produções voltadas para o público infantil. Estrelada por Giovanna Grigio, Gabriel Santana, Lívia Ihundes, Manuela do Monte, entre outros, o folhetim soma 11,5 no mesmo período. Logo atrás, “Cúmplices de Um Resgate” (2015) e “Carinha de Anjo” (2016) registraram 11 pontos cada. Os dados correspondem a Grande São Paulo, principal praça para o mercado publicitário.

No auge dos seus 70 capítulos, “Poliana Moça” já amargou derrota para novela mexicana. Dados de 21 de abril apontaram que a trama inédita marcou apenas 5,6 pontos de média, 7,2 de pico e 8,5% de share. O resultado colocou a produção com o seu pior desempenho em audiência desde a estreia em 21 de março. “Nos Deixam” obteve 5,7.