Fechar
Corrigiu

Globo comete gafe em homenagem a Gilberto Braga

Em vídeo produzido para homenagear o autor, emissora carioca erra ao atribuir a novela “Salvador da Pátria” a Gilberto

Bruno PintoRepórter do EM OFF

A Rede Globo e o Brasil perdeu um de seus maiores autores de novela. Gilberto Braga faleceu na noite desta terça-feira (26), em decorrência de complicações causadas por uma perfuração no esôfago. O autor, que já estava sofrendo de Alzheimer, não resistiu a uma infecção generalizada. Assim que noticiou a morte, a emissora dos Marinho destinou diversos momentos importantes de sua programação para homenagear Braga.

Autor de grandes sucessos, que acabaram se tornando verdadeiros clássicos da teledramaturgia brasileira, Gilberto teve seu nome comentado em todos veículos de comunicação. Como de costume, quando alguma personalidade morre, a Globo criou um vídeo destacando momentos importantes da vida e carreira do autor. Porém, a emissora carioca acabou cometendo uma gafe ao atribuir a Gilberto uma novela que não foi escrita por ele.

Desde o “Jornal da Globo”, a emissora está exibindo um compacto dizendo que a novela “Salvador da Pátria”, transmitida em 1989, foi escrito por Braga. Porém, a informação que vinha sendo divulgada está errada, pois o folhetim em questão foi escrito por Lauro César Muniz. Durante várias vezes, a Globo repetiu o vídeo normalmente. Somente depois de quase 10 horas no ar, a emissora notou o erro e o corrigiu.

Na manhã desta quarta-feira (27), durante o programa “Mais Você”, o material foi novamente exibido. Porém, desta vez, a Globo constatou a gafe e logo tratou de desfazer o erro. Logo após a transmissão do compacto, a apresentadora Talitha Morete, que ao lado de Fabrício Battaglini substitui Ana Maria Braga no comando da atração, fez a correção ao vivo: “Uma correção aqui. Falamos que a novela Salvador da Pátria foi escrita por Gilberto Braga mas é de Lauro César Muniz”.

Continua após a publicidade

Em entrevista ao portal G1, Bernardo Araújo, sobrinho de Gilberto, revelou que o autor estava com a saúde bastante debilitada e foi submetido a diversos procedimentos cirúrgicos nos últimos anos. Ainda de acordo com Bernardo, o tio já não conseguia andar sem ajuda: “Estava com vários problemas de saúde e passou por uma cirurgia na coluna, uma no coração e uma hidrocefalia”.

A notícia da morte de Gilberto Braga mexeu com muita gente, principalmente com aqueles que conviviam e trabalharam com o autor. Por meio de suas redes sociais, diversos famosos lamentaram a perda. Camila Pitanga publicou uma foto ao lado de Gilberto e escreveu: “Gilberto, minha gratidão a tudo o que vivi com você e através de você, com suas palavras, sua genialidade, sua escrita inconfundível. Como atriz e espectadora, tenho uma coleção de boas histórias e alegrias. Descanse”.

O ator Marcelo Serrado também fez uma homenagem ao autor: “Hoje se foi um dos grandes autores da TV e autor de vários clássicos como Vale tudo, Dancin days, Paraíso tropical, força de um desejo, Anos dourados, Anos Rebeldes. Sou muito grato a ele por me dar uma das minhas primeiras chances com Dono do Mundo aonde eu fazia Humberto um pianista e depois fizemos juntos , Anos Rebeldes, Labirinto, Força de um desejo… enfim, uma pessoa que me abraçou e acreditou em mim!! Um bjo a Edgar! Que fique a obra de Gilberto! Uma grande perda para nossa arte!”.

Você usa TELEGRAM? Então entre no nosso canal e receba nossas notícias no seu celular.
Basta clicar aqui -> https://t.me/portalemoff