Fechar
novela das nove

Globo corre atrás do prejuízo e tenta fazer ‘Um Lugar ao Sol’ bombar

Novela escrita por Lícia Manzo foi relançada pela emissora

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

Após notar que “Um Lugar ao Sol” é sucesso de crítica pela imprensa especializada e pelo “singelo” público que a acompanha, a Globo voltou atrás e decidiu priorizar a novela em sua grade de programação. A emissora carioca criou um plano para relançar a história dos gêmeos Christofer/Renato e Christian, interpretados por Cauã Reymond, a partir desta segunda-feira (22). Os comerciais começaram a ser exibidos no último final de semana.

Em uma chamada com imagens do folhetim escrito por Lícia Manzo, um locutor anuncia que os seis primeiros capítulos da produção estão disponíveis no Globoplay para quem não é assinante da plataforma de streaming. A medida é uma estratégia da emissora em colocar por dentro da história o público que acompanhava a reprise de “Império”, última novela exibida no horário nobre, e que fugiu da emissora desde que a inédita estreou em 8 de novembro.

“Quer conhecer essa história desde o início? Os seis primeiros capítulos estão abertos para não assinantes no Globoplay”, avisa a voz da emissora. Na maioria das vezes, as chamadas estão sendo exibidas logo após cenas do próximo capítulo de “Um Lugar ao Sol”. A novela tem marcado média geral de 23,2 pontos de audiência, enquanto o esperado para o horário é de no mínimo 30.

Desde que estreou, “Um Lugar ao Sol” não ganhou um horário fixo na programação da Globo. Apesar de ser uma novela que se intitula “das nove”, a produção sofreu com constantes trocas de horários após a emissora carioca priorizar o Futebol. Um dia após a exibição do primeiro capítulo, por exemplo, o canal antecipou a trama em uma hora e exibiu Fortaleza x São Paulo pelo Campeonato Brasileiro – Série A 2021.

Continua após a publicidade

Ja no terceiro dia, a trama foi antecipada em 55 minutos para a exibição de Brasil x Colômbia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2022. Na terça-feira (16), a emissora também alterou o horário de exibição da novela e a jogou para depois das 22h. No horário habitual o canal transmitiu a partida entre Brasil x Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2022. No entanto, os casos não foram isolados.

Na quarta-feira (17), a Globo priorizou o Futebol novamente. A partida Flamengo x Corinthians do Campeonato Brasileiro – Série A 2021 fez com que a emissora jogasse “Um Lugar ao Sol” para faixa das 20h30. Com as constantes trocas de horários na programação, a emissora passou a ser alvo de críticas do público que se diz confuso. Alinne Moraes, uma das protagonistas da novela, passou a ser alvo de questionamentos.

Nas redes sociais, a intérprete de Bárbara respondeu dúvida de uma fã sobre o horário de exibição da trama, apenas marcando os colegas de elenco Cauã Reymond e Andréia Horta. “Será que hoje o horário é normal?”, quis saber. A atriz também replicou críticas da imprensa em que afirmam que a novela merece “Um Lugar ao Sol”, ou seja, uma atenção por parte da emissora.

Você usa TELEGRAM? Então entre no nosso canal e receba nossas notícias no seu celular.
Basta clicar aqui -> https://t.me/portalemoff