bastidores

Globo intervém para evitar mal-estar entre Patrícia Poeta e Fátima Bernardes

Globo promoveu a passagem de bastão no "Encontro"

Paulo Henrique Lima
Repórter

A despedida de Fátima Bernardes do “Encontro” depois de 10 anos ocorreu nesta sexta-feira (1º). As duas se reencontraram no palco do matinal e fizeram a tradicional passagem de bastão para a nova fase das manhãs da Globo. O momento simbólico foi marcado por emoção e aplausos da plateia. No entanto, a movimentação de bastidores começou ainda antes de o programa entrar no ar.

De acordo com informações do colunista Alessandro Lobianco, do “A Tarde é Sua”, a direção da emissora convocou as duas apresentadoras para reuniões separadas. Ambas não sabiam da conversa uma da outra. O objetivo foi de alinhar a despedida para que tudo ocorresse de forma natural e sem climão ao vivo. Nos últimos dias os rumores de desconforto entre as partes dominaram a imprensa especializada.

Na reunião a portas fechadas, a Globo pediu para Fátima Bernardes entregar um objeto simbólico para sua sucessora, como por exemplo, um microfone. A ideia teria sido aceita pela mãe dos trigêmeos Laura, Vinícius e Beatriz Bonemer. O mesmo não ocorreu com Patrícia Poeta, que bateu o pé e logo sugeriu ela mesma entregar um buquê de flores.

As reuniões nos bastidores da passagem de bastão também serviram para alinhar detalhes da estreia do “Encontro” em São Paulo. O programa deixará de ser produzido no Rio de Janeiro e se juntará ao “Mais Você”, “Altas Horas” e os telejornais locais da emissora. A decisão da direção teria sido para promover uma renovação total no formato que foi consolidado no comando da sua criadora.

Nas últimas semanas, a Globo preparou o público para a saída de Fátima Bernardes da revista eletrônica matinal. A apresentadora recebeu convidados que marcaram o programa e relembrou momentos da última década. No “Domingão com Huck”, a comunicadora relembrou que Patrícia Poeta vai novamente a substituir em um projeto. A primeira vez ocorreu no “Jornal Nacional” em 2011.