Fechar
audiência da tv

‘Globo Rural’ explode na audiência e deixa concorrentes comendo poeira

Telejornal comandado Vico Iasi e Cristina Vieira marcou 40,9% de share

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

Fenômeno da grade dominical da Globo, o “Globo Rural”, telejornal sobre a vida do campo e do agricultor, tem deixado a alta cúpula da emissora satisfeita. Isso porque, o noticiário semanal é líder absoluto de audiência e dificilmente enxerga seus concorrentes através do “retrovisor”. A edição levada ao ar na manhã deste domingo (19), por exemplo, fechou com 12,2 pontos de pico.

Apresentado por Vico Iasi e Cristina Vieira, o programa que antecede as comemorações de Natal e Ano Novo teve como matéria de capa o cultivo comercial, os benefícios e pratos que podem ser preparados com o pequi, uma fruta do serrado presente nos lares brasileiros. O ataque de uma praga as lavouras de soja do Mato Grosso do Sul e a pouca procura do leitão para a ceia de Natal também se destacaram.

De acordo com dados prévios da Kantar Ibope Média, obtidos e divulgados pelo site TV Pop, o “Globo Rural” marcou 11 pontos de média, 12,2 de pico e teve um share (número de televisores ligados) de 40,9%. No mesmo horário, a soma dos canais pagos chegou a 1,8. Os índices das principais concorrentes do telejornal que abre a produção dominical da Globo foram ainda mais inferiores.

O SBT apostou no “Notícias Impressionantes” e marcou 1,6. Já Record, que na faixa exibiu os clássicos “Desenhos Bíblicos”, registrou 1,3. A TV Aparecida ocupou a quarta colocação com 1,0. No horário, a emissora destacou a “Terra da Padroeira”. O ranking dos principais números de audiência foi fechado pela TV Cultura. Com o “Sr. Brasil”, o canal pontuou 0,8.

Continua após a publicidade

A liderança da Globo foi mantida após o “Globo Rural”, com os programas “Auto Esporte”, “Esporte Espetacular” e a “Temperatura Máxima”, que exibiu “Os Pinguins De Madagascar”. Os dados são prévios e correspondem a grande São Paulo, principal praça para o mercado publicitário no Brasil. Os números podem sofrer alterações nos consolidados que serão divulgados nesta segunda-feira (20).

Os índices satisfatórios de audiência do telejornal de agronegócio nacional fez com que a Globo optasse por dar mais tempo no ar. Desde o último dia 5 e dezembro, de acordo com o colunista Gabriel Vaquer, do site Notícias da TV, cada edição do programa passou a ser exibida entre 8h e 9h30 – um acréscimo de 20 minutos. A mudança faz parte de um pedido das afiliadas do canal.

O retorno do público e da crítica tem atraído anunciantes. Com a alteração no tempo de exibição, o programa também ganhou mais um break comercial, o que significa uma diminuição na fila de empresas no departamento da emissora líder de audiência. Nas redes sociais, o noticiário costuma figurar como o assunto mais comentado do país durante todo o período de exibição.