Fechar
Novelas da Tarde

Globo se inspira no SBT para anunciar novelas da tarde

Emissora vai estrear nova faixa para novelas em sua programação vespertina

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

Visando recuperar parte da audiência da faixa vespertina perdida ao longo dos últimos anos, a Globo criou um novo horário de novelas para a sua programação. Para divulgar a novidade, no entanto, o canal teria se inspirado nas chamadas das ‘Novelas da Tarde” do SBT, programação já consolidada na emissora concorrente e que reúne tramas mexicanas inéditas e reprisadas.

Nos intervalos comerciais, a emissora tem divulgado chamadas com o grafismo “Novas tardes” acompanhada das cores laranja e roxo, algo que já é usado pelo canal de Silvio Santos. Um locutor da emissora confirma o retorno de “O Cravo e a Rosa”, novela de Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, para 6 de dezembro. A faixa que a produção vai inaugurar é após o “Jornal Hoje”, a mesma que pertencia ao extinto “Vídeo Show”.

Quem liga no SBT, pode observar algo semelhante ao que a Globo tem divulgado em sua programação. As chamadas da emissora são intituladas de “Novelas da Tarde”, com grafismo nas duas cores fortes e imagens de cenas icônicas de novelas da Televisa que já foram ou estão sendo exibidas no Brasil. O canal dos Abravanel é a única TV aberta que compra, adapta ou exibe tramas mexicanas.

Ao contrário da Globo que tem utilizado “Novas tardes”, a Record, em 2018, resolveu reprisas tramas de sucesso na programação vespertina e utilizou o termo “Novelas da Tarde”. No entanto, o SBT, que já tem longo histórico de exibir novelas no período do dia em questão, detém o registro do nome. Murilo Fraga, diretor de planejamento e programação do canal, chegou a reclamar publicamente à época.

Continua após a publicidade

Aos desavisados, Novelas da Tarde tem registro!”, disparou o profissional. A emissora exibia “Amanhã é Para Sempre” e “Coração Indomável”, ambas produções estão no ar atualmente. Já a Record, apostava nas reprises de “Bicho do Mato” e “Luz do Sol”, além de anunciar o retorno de “Essas Mulheres”. O canal recebeu a indireta com sucesso e mudou a divulgação de suas novelas.

Programação Globo

A abertura de uma nova faixa de novelas nas tardes trata-se de um teste da emissora após apostar em programas como o “Vídeo Show ” e “Se Joga”. Em entrevista à coluna Zapping, da jornalista Cristina Padiglione, do site F5, da Folha de S. Paulo, Amauri Soares, diretor da Globo, explicou a decisão da emissora sobre a novidade.

“A gente tem observado muito a nossa grade, promovemos um crescimento enorme do Jornal Hoje durante a pandemia. Pensando em voltar aos poucos ao mais próximo daquela normalidade, estamos há muito tempo estudando essa experiência com dramaturgia após o Jornal Hoje, uma dramaturgia adequada pra quem está em casa nesse horário, um há de S. Paulo, relaxamento no começo da tare, para crianças, mulheres, família de modo geral”, afirmou.

Tags Relacionadas: