Fechar
Encontro com Pantanal

Globo tenta levar sucesso de ‘Pantanal’ para outras atrações

Novela de Bruno Luperi superou “Verdades Secretas 2” e se tornou a mais vista d história no Globoplay

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

Em alta na programação da Globo, “Pantanal” se tornou a nova “galinha dos ovos de ouro” da emissora. Para alavancar o ibope de outros programas, a novela do autor Bruno Luperi, uma versão atualizada da exibida em 1990 pela extinta Rede Manchete (1983-1999), passou a ser assunto durante todos os dias da semana no “Encontro”, atração comandada por Fátima Bernardes.

Protagonizada por Juma (Alanis Guillen), a trama rural foi transformada em quadro da revista eletrônica. No “Encontro com Pantanal”, a apresentadora recebe atores que integram o elenco da produção e repercute o capítulo anterior, a prévia do próximo e a trajetória da personagem interpretado pelo convidado do dia. A novidade costuma ocupar boa parte da duração do matinal.

Assim como fez com a vigésima segunda edição do “BBB22”, Fátima pediu para a produção confeccionar totens dos atores caracterizados como seus personagens. Em determinado espaço do estúdio, as representações dos artistas foram colocadas como plateia de bonecos. Nomes dos contratados do canal e os da ficção foram destacados em uma etiqueta colocada em cada papelão.

No “É De Casa”, programa de variedades exibido nas manhãs de sábado, “Pantanal” também virou pauta. Desde que entrou no ar em 28 de março na Globo, a novela ganhou resumos semanais com os principais acontecimentos da semana atual e da próxima. Chamadas para ampliar os números de audiência, atualmente na casa dos 28 pontos de média, também foram feitas nas oportunidades.

Continua após a publicidade

Luciano Huck, apresentador do “Domingão com Huck”, também resolveu apostar no folhetim. De acordo com o colunista Gabriel Vaquer, do site Notícias da TV, o comunicador viajou para o Mato Grosso do Sul, na Nhecolândia, para produzir uma matéria sobre os bastidores de “Pantanal”. Atores como Marcos Palmeira, Bella Campos, Dira Paes e Gabriel Sater serão entrevistados pelo marido de Angélica, assim como profissionais da direção.

A previsão é a de que o especial que seja exibido em junho no dominical. O atual folhetim das nove se tornou o produto do gênero mais visto da história do Globoplay, serviço de streaming da Globo lançado em 2015. O posto pertencia a “Verdades Secretas 2”, que foi criada para a plataforma em 2021, e teve nova temporada confirmada para 2023. Uma exibição na TV aberta está nos planos do canal.

No “Mais Você”, Ana Maria Braga ainda prioriza seu tradicional formato. Apesar de comentar sobre a trama em algumas ocasiões, a loira segue focada na nova temporada do “Jogo de Panelas” inédito gravada antes da pandemia.