Fechar
MAS JÁ?

Globo toma medida para evitar queda na audiência de ‘Pantanal’

Receio de fuga dos telespectadores fez Rogério Gomes, diretor artístico, reduzir a primeira fase do folhetim das nove

Bruno PintoRepórter do EM OFF

Por mais que o remake de “Pantanal” esteja rendendo bons índices de audiência, os executivos da Rede Globo decidiram tomar uma atitude drástica na tentativa de evitar uma possível fuga dos telespectadores, o que causaria uma redução significativa no Ibope. Diante do receio de sua superprodução não conseguir corresponder as expectativas, a emissora dos Marinho optou por um caminho raro.

Logo em seus primeiros 19 capítulos, pertencentes a primeira fase da novela, a Globo resolveu fazer uma alteração importante no cronograma. Segundo informações divulgadas pelo portal Notícias da TV, a direção da emissora carioca chegou a conclusão de que a antecipação da segunda fase do folhetim das nove é a melhor coisa a se fazer, reduzindo a possibilidade de estar esgotando o público com cenas “desnecessárias”.

Sendo assim, a passagem do tempo em “Pantanal” acontecerá muito antes do previsto. Por conta da mudança, cerca de cinco capítulos foram cortados e processos de edição precisaram ser feitos rapidamente. Com isso, a próxima fase do remake, que iria ser transmitido no dia 18 de abril, perdeu seis dos seus dezenove capítulos e será exibido já no próximo dia 12 de abril, ou seja, daqui a cinco dias.

Vale destacar que antes mesmo da superprodução ir ao ar, a direção da emissora dos Marinho estava tão empolgada, que chegou a cogitar estender a primeira fase. Entretanto, tudo iria depender do desempenho de “Pantanal” após a sua estreia, ocorrida no dia 28 de março. Com pouco mais de uma semana no ar, a Globo então resolveu fazer exatamente o contrário e encurtou a novela.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com o site, Rogério Gomes, diretor artístico, analisou bem o cenário e concluiu que alguns acontecimentos precisavam ser agilizados, tendo em vista que algumas cenas, como a presença de muitas paisagens deslumbrantes, porém, sem o mínimo de ação capaz de despertar o interesse dos telespectadores, e no seu entendimento, poderiam acabar sendo interpretadas como “arrastadas” demais.

Questionada sobre a mudança importante promovida na primeira fase de “Pantanal”, a Rede Globo informou que as alterações no folhetim ocorreram “em função da edição”. A emissora dos Marinho fez questão de ressaltar que isso pode acontecer em todo folhetim: “Semanalmente, ao liberar os resumos dos capítulos, avisa que eles estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas”.

AUDIÊNCIA

Mesmo alcançando bons resultados, “Pantanal” passou por um momento de tensão recentemente. No dia 30 de março, o remake não conseguiu prender os telespectadores e registrou 21,8 pontos na Grande São Paulo, sua pior média até o momento. Neste mesmo horário, a Record TV alcançou altos 17,4 pontos de média com a transmissão da grande final do Campeonato Paulista.

Quem você quer salvar no 'Power Couple 6'?