Fechar
COVID-19

Globo volta atrás e reduz plateia do ‘Encontro’

Atração de Fátima Bernardes terá menos de 15% da capacidade de pessoas na plateia

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

Com a alta dos casos de Covid-19 e da variante Ômicron no Brasil, a Globo decidiu reduzir a plateia do “Encontro” a partir desta quarta-feira (5). A emissora dos Marinho usou sua programação matinal para alertar o público sobre o avanço da doença nas grandes capitais brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Na abertura da edição de hoje após número musical da banda Biquíni Cavadão, Manoel Soares e Patrícia Poeta, apresentadores do “É De Casa” que estão substituindo Fátima Bernardes no programa diário, chamaram a atenção dos telespectadores sobre a necessidade de seguir os protocolos de segurança e saúde recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

“Bom dia pra você que tá em casa recebendo a gente nesta quarta-feira, mas uma coisa que é importantíssima e quero falar. Vocês estão vendo que infelizmente está aumentando a contaminação por Covid-19 e nós queremos que você se cuide, não dá pra ficar relaxando [as medidas de proteção contra o coronavírus]”, alertou o comunicador, que em seguida mostrou a plateia com menos de 15% da capacidade de pessoas.

“Geralmente a nossa plateia é um monte de gente, mas nós reduzimos pra ter uma maior distância entre as pessoas, todo mundo de máscara. A contaminação não é brincadeira, infelizmente tem gente se contaminando de influenza, de Covid-19, e nós precisamos que vocês levem isso muito a sério”, explicou logo depois. “É importante frisar que a plateia tá testada”, completou Poeta.

Continua após a publicidade

Em setembro de 2021, a Globo retomou a plateia parcial e presencial do “Encontro” após avanço da vacinação no Brasil. No entanto, o canal adotou uma série de regras para que as pessoas pudessem entrar nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, para participação no programa matinal. A apresentação do comprovante de vacinação com as duas doses e a testagem na sede da emissora são alguns dos protocolos obrigatórios.

A plateia do programa matinal foi totalmente vetada em março de 2020 devido o início da pandemia. Na ocasião, a Globo passou a adotar plateia virtual com apenas quatro pessoas para diminuir o contato físico entre os profissionais e as chances de contágio. O sofá foi retirado e substituído por duas poltronas com um metro e meio de distância. Além disso, as participações musicais também passaram a ser gravada ou ao vivo à distância.

À época, o canal disse que a medida era temporária e que estava estudando uma maneira de manter a plateia de seus programas, sem deixar de seguir as recomendações das autoridades de saúde. “Como forma de prevenção ao coronavírus (Covid-19), para garantir a segurança do público e dos funcionários, estamos avaliando o modelo e a própria participação de plateia e de figuração em nossos programas”.

Em tempo, Fátima Bernardes está de férias e deve retornar ao comando do “Encontro” na segunda quinzena de janeiro. Em outubro, a apresentadora tirou licença médica de um mês e meio para passar por uma artroscopia no ombro esquerdo. À época, a titular também foi substituída por Manoel e Patrícia.