Fechar
DEU O QUE FALAR!

Inclusão de pronome neutro no Prêmio Multishow divide opiniões na web

O multishow inseriu a linguagem neutra em seu prêmio transmitido na última noite e dividiu opiniões de internautas

Jean TellesRepórter do EM OFF

O “Prêmio Multishow” exibido na noite da última quinta-feira (8), agitou as redes sociais. O especial que premiou os melhores artistas brasileiros do ano, reuniu uma infinidade de celebridades e segue dando o que falar nas internet. A apresentadora Tata Werneck e a cantora IZA foram as comandantes do especial musical no canal de entretenimento da Rede Globo, que inovou ao inserir o pronome neutro.

Logo na abertura da premiação, internautas se surpreenderam ao perceberem que o Multishow havia inserido o pronome neutro na fala de alguns apresentadores e convidados. “Bem vindes ao prêmio Multishow”, saldou a apresentadora Xuxa após ter feito uma apresentação nostálgica em sua famosa nave espacial ao lado da cantora Majur. 

Outros apresentadores do canal de entretenimento da Globo também usaram algumas palavras do pronome neutro durante o pré-show do prêmio musical do Multishow. Nas redes sociais, a inclusão da linguagem no prêmio Multishow dividiu a opinião de internautas. Enquanto alguns destacaram o gesto do canal de entretenimento da Globo, outros detonaram a inserção da linguagem sem gênero: 

Tá todo mundo usando pronome neutro no multishow eu tô muito felizzzzz”, comemorou um internauta no Twitter. “Que gracinha a inclusão do pronome neutro pela Xuxa, e pelos apresentadores no PMSW2021”, escreveu outro pela mesma rede social. “O povo do multishow usando pronome neutro, maneiro”, considerou outro telespectador do Multishow. 

Continua após a publicidade

E teve também quem detonasse a inclusão do pronome neutro: “Vergonha pra mim é ser uma premiação que só premia e indica cotados que tem contrato com a globosat, vergonha pra mim é usar pronome neutro, mas não ter categorias sem gênero em pleno 2021, pq mano, prêmio multishow não tem relevância e quem assiste não é gente”, esbravejou um internauta. 

“Prêmio multishow tão usando pronome neutro parem por favor isso tá ridículo”, opinou um telespectador.“O povo do premio multishow usando pronome neutro. vou nem perder meu tempo neste caralh*!”, detonou outro. “Que p*taria eh essa do prêmio multishow falar “bem vindes” tudo em pronome neutro?????”, questionou outro em tom de revolta. 

Rede Globo usará pronome neutro em nova novela das 19h 

A nova novela das 19h da Rede Globo, ‘Cara e Coragem’, que tem previsão de estreia para 2022, e terá como foco principal da trama a vida dos dublês, vai abordar também temas relacionados a comunidade LGBTQIA+. Segundo a autora Cláudia Souto, a ideia é de que a linguagem neutra seja utilizada em falas de alguns personagens do folhetim:  

“O público de novelas é apresentado todos os dias a novas gírias, sotaques e palavras. Não é diferente o gênero neutro. logo se darão conta de que é uma nova forma de expressão”, disse a autora em entrevista a Folha de São Paulo. Ainda de acordo com informações de Solto, a nova linguagem estará na boca de alguns personagens que representam: “A fatia da sociedade que já se comunica assim naturalmente”.  

“As novelas são crônicas de sua época. Ao abordar temas referentes à comunidade LGBTQIA+, é natural que o gênero neutro seja incorporado pelos personagens. Em “Pega Pega”, o próprio elenco propunha o uso em algumas situações e, em outras, partia do roteiro”, explicou a autora da Rede Globo em entrevista ao jornal.