Fechar
PASSARAM DOS LIMITES

Jornalistas da Globo são advertidos por comentários políticos ‘exagerados’

Equipe de esportes da emissora dos Marinho deixou o diretor Renato Soares furioso. Todos receberam um comunicado

Bruno PintoRepórter do EM OFF

As redes sociais se tornaram uma das ferramentas mais importantes para a disseminação de informações, se tornando grandes aliadas de muitos jornalistas. Porém, ao mesmo tempo em que ajuda, elas podem gerar problemas, tanto para os profissionais da mídia quanto para as emissoras, que precisam endurecer algumas regras com o objetivo de evitar transtornos com o público.

Entretanto, nem sempre os limites impostos de forma amigável são acatados pelo contratados e um “puxão de orelha” acaba se tornando uma atitude praticamente inevitável. E foi exatamente isso o que aconteceu nos bastidores da Rede Globo. Inconformada com o comportamento que alguns de seus funcionários estão tendo nas redes sociais, a alta cúpula da emissora dos Marinho mostrou que está de olho em cada um deles e que muitos já passaram dos limites.

Na noite desta terça-feira (19), diversos jornalistas levaram um grande susto ao abrir o e-mail de um dos diretores da Rede Globo. Segundo informações divulgadas pelo portal Notícias da TV, Renato Ribeiro Soares enviou um comunicado para toda a equipe de esportes da emissora carioca e chamou a atenção de todos por conta ao excesso de publicações com conteúdos políticos nas redes sociais.

De acordo com o e-mail enviado pelo diretor de conteúdo esportivo da Globo, foi constatado um número elevado de profissionais que perderam a noção da palavra limite e não pouparam palavras para descrever suas opiniões a respeito de assuntos políticos, até mesmo os mais polêmicos. Vale ressaltar que a eleição presidencial está se aproximando, deixando o cenário ainda mais intenso.

Continua após a publicidade

Além dos inúmeros comentários sobre política no Twitter, uma outra movimentação que vem chamando muita atenção dos executivos da Rede Globo e foi devidamente informada no comunicado enviado a toda equipe de esportes, está acontecendo em outra rede social. Trata-se da exposição de marcas por parte de seus profissionais no Instagram. A atitude em questão passou a ser considerada exagerada pela emissora.

No e-mail, o diretor fez questão de lembrar que todos da equipe, alguns de forma mais direta do que outros, de certa forma, representam a empresa que trabalha. Sendo assim, suas opiniões e movimentos nas redes sociais podem acabar sendo sendo associados a emissora. Ribeiro colocou a si mesmo como exemplo para conseguir transmitir a mensagem de forma mais clara.

Segundo o diretor, ele possui seu ponto de vista política muito bem definido, mas não é por isso que ele precisa expor tudo o que pensa por meio das redes sociais. Renato ressaltou que um dos pontos que o impede de publicar determinados conteúdos na internet é por conta de sua profissão e dos limites impostos pela empresa que trabalha.

Em um trecho do comunicado, o diretor disse: “Isso não é admissível, uma vez que a isenção é o principal pilar do jornalismo. Perder a reputação de que é isento inabilita o jornalista que se dedica a reportagens a desempenhar o seu trabalho. Isso se aplica a todas as redes sociais, como Twitter, Instagram, Facebook, WhatsApp ou qualquer outra que exista ou venha a existir”.