Fechar
AO VIVO

Jovem Pan comete gafe e usa imagem falsa para falar da guerra na Ucrânia

O canal de notícias exibiu imagens de um jogo de videogame retiradas de uma rede social e acabou virando piada na internet

Bruno PintoRepórter do EM OFF

Diante de um dos momentos mais delicados do século, diversas emissoras de televisão estão dedicando grande parte de sua transmissão para falar sobre a guerra que está acontecendo na Ucrânia. Na ânsia de conseguir sair na frente das concorrentes, tem canal cometendo gafe e exibindo imagens que sequer condizem com a realidade e acabou virando piada nas redes sociais.

Nesta quinta-feira (24), durante a cobertura ao vivo do conflito na Europa, a Jovem Pan News exibia a opinião de um especialista e, ao mesmo tempo um vídeo retirado de uma rede social. Entretanto, a produção do telejornal não se atentou a um detalhe muito importante e acabou transmitindo imagens capturadas de um jogo de videogame para ilustrar os ataques do exército russo.

Enquanto o convidado falava sobre a queda nas bolsas e a valorização do dólar, influenciando diretamente no aumento do valor do barril do petróleo, um vídeo de aeronaves sendo atacadas com tiros era exibida ao lado. Além de transmitir ao vivo as imagens durante o programa jornalístico, o canal de notícias ainda publicou o trecho em seu perfil oficial no Twitter.

Assim que notaram a gafe cometida pela emissora de Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, diversos telespectadores correram para suas redes sociais para comentar o ocorrido. Enquanto alguns internautas zombaram do equívoco da Jovem Pan News, outros não pensaram duas vezes antes de detonar o descuido do canal de notícias. Vale ressaltar que após identificar o erro, a emissora apagou a publicação.

Continua após a publicidade

Uma internauta identificada como Dara Sant’Anna descreveu o ocorrido como algo “patético” e fez questão de expor toda a sua indignação com a emissora que, segundo ela, vem deixando a desejar constantemente: “A Jovem Pan só piora a cada dia, um descompromisso absurdo com a informação. Deveriam ser minimamente obrigados a retificar as inverdades ao vivo. Patético”.

Wesley Teixeira não pensou muito diferente dos demais e questionou o trabalho feito pelos profissionais da emissora. O internauta disse ainda que as notícias falsas começam a ser disseminadas desta maneira: “O ‘jornalismo’ da Jovem Pan consegue se superar a cada dia, como não fazem o mínimo que é apuração? Parece coisa boba de se falar mas é assim que as fake news se replicam”.

Confira!