Fechar
ainda em 2022

‘Mais Você’ e ‘Encontro’ podem perder espaço na grade da Globo

Emissora prepara nova programação matinal, que deve dar mais espaço ao jornalismo

Danilo ReenlsoberRepórter do EM OFF

A Rede Globo deve realizar uma grande alteração em sua programação matinal ainda neste ano. Além dos fortes rumores que circulam nos bastidores de que Fátima Bernardes possa deixar a emissora em breve, agora a informação é que o canal dos Marinho pretende dar mais atenção ao jornalismo em sua grade, o que pode afetar diretamente o Encontro e o Mais Você.

De acordo com o colunista Flávio Ricco, do portal R7, a direção da Globo não descarta mudanças na programação das manhãs ao longo deste ano. Ainda de acordo com o jornalista, pai de Adriano Ricco, diretor de televisão contratado pela emissora carioca que já comandou programas como Domingão do Faustão e Caldeirão do Huck, já existem alguns planos em estudo.

A intenção do canal da família Marinho, segundo informações de bastidores, é fortalecer ainda mais o espaço dado ao jornalismo. Nas manhãs da Globo, é comum que o Bom Dia Brasil, comandado por Chico Pinheiro e Ana Paula Araújo, alcance uma média maior na audiência do que o Encontro ou o Mais Você, apresentados por Fátima Bernardes e Ana Maria Braga.

No dia 28 de dezembro, por exemplo, o jornalístico matinal obteve média de 8,6 pontos no ibope. O Mais Você, exibido na sequência, não passou dos 7,7. Já o Encontro foi ainda pior e marcou 7,4. No dia seguinte, o telejornal marcou 8,0 de média na audiência, contra apenas 6,8 e 6,0 do programa de Ana Maria e da atração de Fátima Bernardes, respectivamente.

Continua após a publicidade

Insatisfeita

A informação nos corredores é que a alta cúpula da emissora carioca não está contente com o desempenho de Fátima Bernardes nas manhãs da Globo. No mês passado, circulou a informação de que a ex-âncora do Jornal Nacional está desagradando muito a direção devido ao fato de estar mais ausente do que presente na apresentação de seu programa diário.

Fátima teria pedido novas férias em dezembro, mesmo tendo ficado mais de um mês em casa por conta de um procedimento cirúrgico realizado no ombro. A solicitação da jornalista foi negada. De acordo com o colunista Alessandro Lo Bianco, do programa A Tarde é Sua, da RedeTV!, a intensão da emissora é se reunir com a apresentadora e tentar negociar, de uma forma amigável, a saída de Fátima do comando da atração diária.

A explicação é que a jornalista não está conseguindo dar conta da rotina pesada que exige um programa diário, pedindo diversas vezes para se ausentar. Além do desligamento da namorada de Túlio Gadêlha, a Rede Globo definiu também quem irá ocupar o lugar que será deixado pela jornalista: Patrícia Poeta, que já vem substituindo Fátima durante suas ausências.

Quem também falou sobre a situação foi a colunista Fábia Oliveira, do EM OFF, durante participação no Melhor da Tarde, na Band, no começo do mês passado. Segundo ela, funcionários da Globo estariam dizendo que Fátima Bernardes “mudou” muito nos últimos meses e eles estariam insatisfeitos com algumas atitudes da apresentadora. A colunista afirmou que a equipe do “Encontro” já disse que Fátima “só pensa nela, não pensa na equipe e que estaria insatisfeita, querendo ir embora“.