Fechar
Audiência da TV

‘Mar de Amor’ é prejudicada por trinca de novelas e afunda a audiência do SBT

Trinca de novelas que estreou nesta segunda-feira (16) derrubou a audiência da emissora

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

A segunda-feira (16) foi de estreias para o SBT. A emissora de Silvio Santos lançou uma trinca de novelas para tentar bater de frente com a Record TV, vice-líder consolidada durante quase todo o período entre 07h00 e 00h00. No entanto, a estratégia dos executivos derrubou o ibope da programação vespertina e prejudicou a performance das novelas mexicanas exibidas após o “Fofocalizando”.

De acordo com dados prévios obtidos e divulgados pelo site TV Pop, a novela “Mar de Amor” derrapou na audiência e ficou em quarto lugar no ranking da TV aberta entre 17h05 e 17h35 (horário de Brasília). No mesmo período, a Globo foi líder com a estreia de “A Favorita” no “Vale a Pena Ver de Novo”, enquanto a Record TV ficou em segundo com o “Cidade Alerta”. A atração comandada por Luiz Bacci fechou com 6,8.

Com o “Brasil Urgente”, noticiário policial comandado por José Luiz Datena, a Band anotou 4,6 e ficou e terceiro lugar. A TV Cultura apareceu em quinto com a exibição dos programas infantis (0,7). As demais emissoras não pontuaram de forma significativa. Os números podem sofrer alterações para mais ou para menos no consolidados que será divulgado no próximo dia útil.

Cada ponto equivale a 74.666 mil domicílios e representa 205.755 mil indivíduos na Grande São Paulo, principal praça para o mercado publicitário no Brasil. Além da audiência dos programas listados, a apuração vai destacar o desempenho de toda a grade de programação das emissoras de TV aberta, assim como a média dia.

Continua após a publicidade

De acordo com o site TV Pop, a reprise de “Carrossel” exibida entre 12h00 e 13h01 anotou apenas 2,5 pontos de média e não alterou o desempenho do “Notícias Impressionantes”, programa barato de vídeos da internet idealizado por Silvio Santos. A trama estrelada por Larissa Manoela conseguiu ainda 2,9 de pico e 6,8% de share. No mesmo período, a Globo marcou 9,7, a Record 5,5 e a Band 3,3.

Já “Esmeralda” se saiu ainda mais pior e marcou 2,1 pontos, sendo sintonizada por apenas 5,2% dos televisores na principal metrópole do país. A Globo pontuou 11,3, a Record 8,2 e a Band 2,4. Tanto no confronto contra “Carrossel”, quanto contra “Esmeralda” a TV Cultura marcou 0,7.

“´Paixões de Gavilanes” completou a sessão de desastres do SBT e marcou apenas 1,8 em sua exibição entre 14h00 e 15h00 — a faixa foi ocupada pelo “Casos de Família” até a última sexta-feira (13), dia em que o telebarraco completou uma semana no ar com a participação de famosos. No mesmo horário a Globo registrou 13,5, a Record 8,3, a Band 1,1 e a TV Cultura 1,0.