Fechar
Fogo no mezanino

MasterChef estreia com ‘Jogo da Discórdia’ entre cozinheiros

Com 16 cozinheiros no primeiro episódio da temporada, o MasterChef Brasil colocou os competidores uns contra os outros

Fábio SaraivaRepórter do EM OFF

A nona temporada do MasterChef estreou com um elenco menor desde a primeira edição do reality show culinário. Com 16 cozinheiros e os jurados Helena Rizzo, Erick Jacquin e Henrique Fogaça, o programa começou com uma prova para colocar os participantes uns contra os outros. E já no primeiro episódio, houve um duelo “café com leite”, com o paulistano Fernando Presto e o mineiro Bruno Nogueira.

Logo na primeira prova, a polêmica caixa misteriosa retornou com tudo, só que cada uma tinha o nome de cada um dos participantes. Ana Paula Padrão, então, pediu para que os cozinheiros levantassem os caixotes. Em seguida, o elenco se deparou com comidas tradicionais de sua região, ou pratos favoritos descritos em sua inscrição. Alguns competidores chegaram a se emocionar com as lembranças que aqueles alimentos trouxeram.

Então, Ana Paula Padrão revelou que eles não iriam cozinhar o que eles tinham em sua frente. Em seguida, a apresentadora falou que os competidores tinham 30 segundos para chegar em outra bancada. E assim, escolherem qual receita eles iriam preparar. Com uma participante estrangeira, os cozinheiros fugiram da culinária internacional de Paraskevi, de 51 anos, que é natural de Tessalônica, na Grécia.

Com muita correria, alguns participantes quiseram fazer o mesmo prato, mas o competidor que chegou primeiro ficou com o alimento. O mineiro Bruno Nogueira não foi rápido o suficiente e teve que fazer a receita grega. Por fim, os quatro melhores cozinheiros foram: Adílio com um ravioli de ricota, Daniel e seu tambaqui, Melina com uma torta de sardinha. Mas, o vencedor da primeira dinâmica da temporada foi Renato com um bolo indiano. 

Continua após a publicidade

Cozinheiros duelam entre si

Os quatro participantes fizeram uma paródia do sucesso do grupo de funk “Os Hawaianos” para comemorar o primeiro mezanino da nona temporada do MasterChef Brasil. “Desenrola, bate e sobe no mezanino”, cantaram todos os competidores. Logo depois, Ana Paula Padrão avisou que Genesca e Fernanda foram os destaques negativos da prova, que poderiam subir com os outros quatro cozinheiros, pois já estavam na Prova de Eliminação.

Em seguida, a apresentadora disse que quem ficou na média ainda teria uma chance antes da última prova do dia. Então, Ana Paula Padrão pediu para o vencedor da primeira dinâmica, o paraense Renato Mendes escolhesse um competidor para ter a chance de não fazer a Prova de Eliminação. O rapaz escolheu Fernando Presto e justificou que o paulistano pode ser um aliado durante a competição.

Já mostrando as garras na cozinha, Fernando teve que escolher alguém para um duelo. A estratégia do rapaz foi escolher alguém mais desestabilizado para o confronto, essa pessoa foi Bruno Nogueira. Ana Paula Padrão quis saber porque o mineiro achou que foi escolhido. O competidor, então, acertou o motivo e um climão se instaurou no estúdio. Os dois cozinheiros trocaram algumas farpas entre si.

O duelo foi com uma prova sensorial. Vendados, os cozinheiros provaram vários sorvetes exóticos com sabores como batata-doce, pequi, tomilho, feijoada, shoyu, pimentão, wasabi, matcha, entre outros. Com três acertos contra nenhum de Fernando, Bruno venceu a miniprova e conquistou o direito de subir ao mezanino. Com cinco cozinheiros no mezanino, onze participantes enfrentaram a Prova de Eliminação.

Prova de Eliminação com coelhos

Novamente, Ana Paula Padrão brincou com a discórdia dos cozinheiros. Com Fernando perdendo a miniprova, a apresentadora chamou Fernanda e Genesca, que foram os destaques negativos da primeira dinâmica, para se juntarem ao rapaz. Em seguida, ela dividiu o mezanino com os cinco melhores cozinheiros do dia, e o restante dos participantes que ficaram na média.

Ana Paula pediu para que cada um dos cinco cozinheiros escolhessem um competidor do outro lado do mezanino para descer e fazer a Prova de Eliminação. Melina colocou Paraskevi, em seguida, Adílio quis Jason, Daniel escolheu Rafael. Os vencedores das dinâmicas, Renato e Bruno não tiveram que se indispor com algum outro competidor. 

A primeira Prova de Eliminação foi com a carne do coelho como destaque do prato. Alguns cozinheiros nunca tinham realizado alguma receita com o animal. “Coelho com Mostarda” foi o que tiveram que recriar. Para a felicidade de Adílio, Jason venceu o desafio. Fernando e Paraskevi ficaram na “média” e também escaparam de serem eliminados. Novamente, os destaques negativos da primeira prova também foram os piores pratos. Genesca se salvou por muito pouco e Fernanda foi a primeira eliminada.