

A nona temporada do MasterChef estreou com um elenco menor desde a primeira edição do reality show culinário. Com 16 cozinheiros e os jurados Helena Rizzo, Erick Jacquin e Henrique Fogaça, o programa começou com uma prova para colocar os participantes uns contra os outros. E já no primeiro episódio, houve um duelo “café com leite”, com o paulistano Fernando Presto e o mineiro Bruno Nogueira.
Logo na primeira prova, a polêmica caixa misteriosa retornou com tudo, só que cada uma tinha o nome de cada um dos participantes. Ana Paula Padrão, então, pediu para que os cozinheiros levantassem os caixotes. Em seguida, o elenco se deparou com comidas tradicionais de sua região, ou pratos favoritos descritos em sua inscrição. Alguns competidores chegaram a se emocionar com as lembranças que aqueles alimentos trouxeram.
Então, Ana Paula Padrão revelou que eles não iriam cozinhar o que eles tinham em sua frente. Em seguida, a apresentadora falou que os competidores tinham 30 segundos para chegar em outra bancada. E assim, escolherem qual receita eles iriam preparar. Com uma participante estrangeira, os cozinheiros fugiram da culinária internacional de Paraskevi, de 51 anos, que é natural de Tessalônica, na Grécia.
Com muita correria, alguns participantes quiseram fazer o mesmo prato, mas o competidor que chegou primeiro ficou com o alimento. O mineiro Bruno Nogueira não foi rápido o suficiente e teve que fazer a receita grega. Por fim, os quatro melhores cozinheiros foram: Adílio com um ravioli de ricota, Daniel e seu tambaqui, Melina com uma torta de sardinha. Mas, o vencedor da primeira dinâmica da temporada foi Renato com um bolo indiano.
Cozinheiros duelam entre si
Os quatro participantes fizeram uma paródia do sucesso do grupo de funk “Os Hawaianos” para comemorar o primeiro mezanino da nona temporada do MasterChef Brasil. “Desenrola, bate e sobe no mezanino”, cantaram todos os competidores. Logo depois, Ana Paula Padrão avisou que Genesca e Fernanda foram os destaques negativos da prova, que poderiam subir com os outros quatro cozinheiros, pois já estavam na Prova de Eliminação.
Em seguida, a apresentadora disse que quem ficou na média ainda teria uma chance antes da última prova do dia. Então, Ana Paula Padrão pediu para o vencedor da primeira dinâmica, o paraense Renato Mendes escolhesse um competidor para ter a chance de não fazer a Prova de Eliminação. O rapaz escolheu Fernando Presto e justificou que o paulistano pode ser um aliado durante a competição.
Já mostrando as garras na cozinha, Fernando teve que escolher alguém para um duelo. A estratégia do rapaz foi escolher alguém mais desestabilizado para o confronto, essa pessoa foi Bruno Nogueira. Ana Paula Padrão quis saber porque o mineiro achou que foi escolhido. O competidor, então, acertou o motivo e um climão se instaurou no estúdio. Os dois cozinheiros trocaram algumas farpas entre si.
O duelo foi com uma prova sensorial. Vendados, os cozinheiros provaram vários sorvetes exóticos com sabores como batata-doce, pequi, tomilho, feijoada, shoyu, pimentão, wasabi, matcha, entre outros. Com três acertos contra nenhum de Fernando, Bruno venceu a miniprova e conquistou o direito de subir ao mezanino. Com cinco cozinheiros no mezanino, onze participantes enfrentaram a Prova de Eliminação.
Prova de Eliminação com coelhos
Novamente, Ana Paula Padrão brincou com a discórdia dos cozinheiros. Com Fernando perdendo a miniprova, a apresentadora chamou Fernanda e Genesca, que foram os destaques negativos da primeira dinâmica, para se juntarem ao rapaz. Em seguida, ela dividiu o mezanino com os cinco melhores cozinheiros do dia, e o restante dos participantes que ficaram na média.
Ana Paula pediu para que cada um dos cinco cozinheiros escolhessem um competidor do outro lado do mezanino para descer e fazer a Prova de Eliminação. Melina colocou Paraskevi, em seguida, Adílio quis Jason, Daniel escolheu Rafael. Os vencedores das dinâmicas, Renato e Bruno não tiveram que se indispor com algum outro competidor.
A primeira Prova de Eliminação foi com a carne do coelho como destaque do prato. Alguns cozinheiros nunca tinham realizado alguma receita com o animal. “Coelho com Mostarda” foi o que tiveram que recriar. Para a felicidade de Adílio, Jason venceu o desafio. Fernando e Paraskevi ficaram na “média” e também escaparam de serem eliminados. Novamente, os destaques negativos da primeira prova também foram os piores pratos. Genesca se salvou por muito pouco e Fernanda foi a primeira eliminada.