Fechar
Em Baixa

‘MasterChef’ sacramenta fracasso na audiência com final desastrosa

O reality show comandado por Ana Paula Padrão amargou números baixos, se tornando a final e a temporada menos assistida da história

Bruno PintoRepórter do EM OFF

O “MasterChef Brasil” chegou como uma grata surpresa, tanto para a Band quanto para os telespectadores. Seguindo a onda gastronômica que virou febre em todo o mundo, a atração conseguiu chamar a atenção de grande parte do público e acabou se tornando um verdadeiro sucesso no país. Porém, o programa culinário foi perdendo força a cada temporada e terminou sua oitava edição acumulando recordes negativos.

Nesta terça-feira (14), a Band transmitiu a grande final de “MasterChef 8” e constatou que aquele que já foi um de seus maiores sucessos de audiência acabou se tornando um grande fracasso na televisão brasileira. A final que consagrou Isabella Scherer, filha do ex-atleta brasileiro de natação Xuxa, como a grande campeã, fechou com apenas 2.8 pontos de média na Grande São Paulo, se tornando a menos assistida da história.

Segundo informações divulgadas pelo portal Bastidores da TV, por volta das 22h45, logo em seus primeiros minutos de transmissão, a final da oitava temporada do “MasterChef Brasil” marcou 2.2 pontos na capital paulista e já iniciava muito distante do SBT (6.3), da Record TV (7.8) e da Rede Globo, que no mesmo momento marcava 24.2 pontos com a exibição da novela “Um Lugar ao Sol”.

Às 23h03, o programa culinário apresentado por Ana Paula Padrão conseguiu reagir, mesmo que em uma escala pequena, e registrou o crescimento de três décimos, pulando de 2.2 para 2.5 pontos. Porém, mesmo com o crescimento, ainda não era suficiente para conseguir ameaçar o “Programa do Ratinho”, que estava se mantendo firme na terceira colocação com praticamente quatro pontos de diferença.

Continua após a publicidade

A Band continuou vendo os índices de audiência do “MasterChef Brasil” crescerem e, às 23h29, o reality show cravou 3.0 pontos, mesmo número da diferença para o SBT, que marcava 6.0 pontos. Os minutos se passavam e o programa gastronômico não conseguia crescer mais e, às 23h56, permaneceu estagnado nos 3.0 pontos. Entretanto, a diferença para o SBT, que nesse mesmo horário exibia o “Cine Espetacular”, era de menos de dois pontos.

Por volta de 00h18, o “MasterChef Brasil” perdeu décimos importantes e registrou 2.4 pontos. Porém, às 00h40, a atração gastronômica voltou a crescer e marcou 3.0 pontos. Mas acabou ficando por isso. Mesmo crescendo em alguns momentos, o programa não conseguiu chegar nem perto de ameaçar a emissora de Silvio Santos, que transmitiu o “Programa do Ratinho” e o “Cine Espetacular”.

Se não bastasse ter se tornado a final menos assistida da história, o “MasterChef Brasil” conseguiu a façanha de registrar um outro recorde negativo. De acordo com o portal TV Pop, o programa culinário marcou 2.3 pontos de média na capital paulista durante toda a oitava temporada. Segundo o site, o resultado representa uma perda de mais de 65% do público, se comparado a primeira temporada exibida em 2015.

Isabella Scherer é a campeã do ‘MasterChef Brasil 8’ (Reprodução: Band)