Fechar
IBOPE

Pandemia faz Globo ‘despencar’ na audiência e perder 1 em cada 5 telespectadores

A Rede Globo perdeu 1 em cada 5 telespectadores na média do ibope de 24 horas por dia

Jean TellesRepórter do EM OFF

A pandemia causada pelo coronavírus que assolou o país por quase dois anos, e está cada vez mais perto de terminar graças ao avanço da vacinação no Brasil, acabou refletindo também na audiência da Rede Globo. É sabido, que a emissora dos Marinho ainda lidera com folga o ibope tanto na TV aberta, quanto na TV paga. No entanto, essa vantagem tem diminuído mês a mês e a emissora carioca tem perdido público. 

De acordo com dados obtidos com exclusividade pelo jornalista Ricardo Feltrin, do UOL, entre março do ano passado, mês em que se difundiu a pandemia da Covid-19 aqui no Brasil, e outubro desse ano, a Rede Globo perdeu 1 em cada 5 telespectadores na média do ibope de 24 horas por dia. Esse estudo foi baseado nos dados de audiência nacional, mensurados pela empresa Kantar Ibope. 

Ainda de acordo com informações do colunista, o canal de TV tem perdido audiência em quase todas as faixas de horário, incluindo seu jornalismo que era conhecido pelos altos índices de ibope. No mês de outubro, a Rede Globo teve 10,8 pontos de média 30,7% de “share”, que consiste na participação no universo das TVs ligadas naquele momento. 

A nível de comparação, em 2004, ano marcado pela maior audiência do século da Rede Globo, a emissora dos Marinho teve 19 pontos de média e 57,0% de “share” nas 24 horas do dia. Já nos tempos atuais, a emissora carioca tem ‘amargado’ verdadeiro desastre de audiência em muitas de suas produções. O “Domingão com Huck”, por exemplo, novo programa dominical de Luciano Huck parece não ter caído nas graças dos telespectadores. 

Continua após a publicidade

Na edição exibida no último domingo (31), a atração de entretenimento não foi bem na audiência novamente e marcou 14,9 pontos de média na Grande São Paulo. Esse já é o terceiro domingo consecutivo que o novo programa do marido de Angélica apresenta queda na audiência da Rede Globo. 

No domingo (24), o programa de Luciano Huck marcou 15,6 pontos, já no dia (17) marcou 15,9 pontos. No último dia (10), o programa marcou sua pior audiência do ano, foram 13,2 pontos, contabilizando também com os programas apresentados por Fausto Silva. As informações foram divulgadas pelo site Observatório da TV. 

Vale lembrar que a Rede Globo encomendou uma pequisa de audiência e uma avaliação criteriosa sobre o desempenho de Huck a partir do terceiro programa que foi exibido no final do mês de setembro.  Isso porque, executivos da emissora dos Marinho receavam que o período de curiosidade sobre a ida de Luciano Huck para os domingos do canal carioca cessasse e o programa acabasse perdendo audiência. O que de fato aconteceu. As informações foram divulgadas pelo jornalista Lo Bianco.  

Diretores do canal temiam que a programação dominical de emissoras concorrentes como, Record TV e SBT encostem na audiência da casa, já que a aceitação da permanência do comunicador aos domingos segue em baixa. Ainda de acordo com informações do jornalista, uma pesquisa que continha 50 perguntas foi direcionada a um público segmentado sem o conhecimento do marido de Angélica.  

Caso o nome de Luciano Huck não continue com índices de aceitação considerados satisfatórios pela emissora carioca e a audiência não alcance os mesmos números atingidos pelo apresentador veterano Fausto Silva, a emissora poderá colocar outro apresentador à frente da atração em 2022. Vale destacar, que o assunto é tratado com completo sigilo na emissora dos Marinho. 

Você usa TELEGRAM? Então entre no nosso canal e receba nossas notícias no seu celular.
Basta clicar aqui -> https://t.me/portalemoff