Fechar
Audiência da TV

‘Pantanal’ bate recorde de audiência e impulsiona outros programas

Trama protagonizada por Alanis Guillen impulsionou audiência do “Jornal Nacional”

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

Sucesso de audiência e repercussão, “Pantanal” fez a festa nos bastidores da Globo com o capítulo exibido na noite desta terça-feira (24). Isso porque a trama bateu recorde de ibope e alcançou índice acima dos 30 pontos de média na Grande São Paulo, principal praça para o mercado publicitário. O desfecho do pós-acidente de Madelaine (Karine Teles) consolidou a maior audiência do ano na TV aberta.

De acordo com dados obtidos e divulgados pelo Notícias da TV, a trama de Bruno Luperi anotou 32,0 em seu horário de exibição das 21h30 às 22h35. A novela cumpriu com parte inicial do principal objetivo da Globo que é recuperar o prestígio do público com suas novelas acima dos 30,0 de média. O desempenho também colocou a história de Juma (Alanis Guillen) como o produto mais assistido da emissora.

A alta audiência de “Pantanal” também ajudou a impulsionar a programação da Globo, em especial o horário nobre. O “Jornal Nacional”, telejornal que antecede o folhetim, marcou 27,6, enquanto os últimos capítulos de “Quanto Mais Vida, Melhor!” pontuou 24,4. “Além da Ilusão” conquistou 20,1.. Exibido logo depois da história de época protagonizada por Larissa Manoela, o “SP2” obteve 22,2.

Na média dia (audiência medida das 07h à 00h), a Globo marcou 15,1. Cada ponto equivale a 74.666 mil domicílios e representa 205.755 mil indivíduos na Grande São Paulo. Os números são consolidados.

Continua após a publicidade

“Pantanal” está em alta na programação da Globo, tanto é que a emissora tem usado a novela para alavancar o ibope de outros programas. A versão atualizada da exibida em 1990 pela extinta Rede Manchete (1983-1999), virou pauta no “Encontro”, atração comandada por Fátima Bernardes e outros programas da emissora carioca.

A trama rural foi transformada em quadro da revista eletrônica. No “Encontro com Pantanal”, a apresentadora recebe atores que integram o elenco da produção e repercute o capítulo anterior, a prévia do próximo e a trajetória da personagem interpretado pelo convidado do dia. A novidade costuma ocupar boa parte da duração do matinal.

No “É De Casa”, programa de variedades exibido nas manhãs de sábado, “Pantanal” também virou pauta. Desde que entrou no ar em 28 de março na Globo, a novela ganhou resumos semanais com os principais acontecimentos da semana atual e da próxima. Chamadas para ampliar os números de audiência, atualmente na casa dos 28 pontos de média, também foram feitas nas oportunidades.

O “Mais Você” tem citado com frequência a novela que também é protagonizada por Jesuíta Barbosa. “Pantanal” deve ficar no ar até o dia 7 de outubro, quando será substituída por “Travessia”, de Gloria Perez.