AO VIVO

Patrícia Poeta e Michele Loreto revelam sofrimento com doença que afeta Anitta

Apresentadora também foi diagnosticada; "É uma dor insuportável", disse a jornalista do "Encontro"

Danilo Reenlsober
Repórter do EM OFF

A apresentadora Patrícia Poeta e a jornalista do quadro “Bem-Estar”, Michele Loreto, revelaram no “Encontro” desta sexta-feira (8) que também foram diagnosticadas com endometriose, doença descoberta pela cantora Anitta ontem. A ex-comandante do “É de Casa” disse que ainda aguarda a realização da cirurgia, enquanto a repórter ressaltou que já se livrou da doença no passado.

Durante o quadro “Bem-Estar” desta sexta, Michele Loreto repercutiu a notícia de que a funkeira Anitta descobriu recentemente que sofre de endometriose, uma doença que afeta mais de 6 milhões de mulheres no Brasil e é uma das principais causadoras da infertilidade feminina. Em seguida, tanto a repórter quanto a apresentadora da atração matinal fizeram um desabafo sobre o diagnóstico.

“Eu tive gente endometriose e operei há quase 20 anos. Fico sempre de olho, Pat, porque eu sofri muito”, disse Michele Loreto. Em seguida, ela relembrou os momentos difíceis que teve por causa da doença e revelou que chegou a desmaiar devido à dor causada pela endometriose. “Eu tinha dor de desmaiar. Eu tava trabalhando, entrevistando alguém, de repente eu caía”.

Em seguida, Patrícia Poeta aproveitou para dizer que também foi diagnosticada com a doença. “Vou contar uma coisa pra vocês, eu descobri recentemente que eu tenho endometriose, não operei ainda. Mas porquê eu tô falando isso: eu acho que é um serviço importante, as vezes a gente tem essa dor que você tá falando, ou as vezes não se manifesta tanto, e aí você vai descobrir lá na frente. As vezes, as mulheres demoram 40 anos pra descobrir, foi o meu caso, levei 40 anos”, explicou.

Michele Loreto deu mais detalhes e aproveitou a oportunidade para mandar um recado para Anitta. “E é uma dor muito difícil, na minha época não tinha exame direito, foi um sofrimento muito grande pra mim, imagino a dor que a Anitta tá passando. Boas energias pra você, Anitta. É uma dor insuportável. E é uma dor que você não ‘vê’, não é um braço quebrado. Mulherada, se tiver uma dor estranha, procure seu médico”, pediu a jornalista.

A endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero) que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. Os principais sintomas são dores em forma de cólica, durante as relações sexuais ou na hora de urinar e dificuldade de engravidar.

Anitta revelou a doença nesta quinta-feira (7). “Pesquisem, galera. A endometriose é muito comum entre as mulheres. Tem vários efeitos colaterais, em cada corpo de um jeito. Podem se estender até a bexiga e causar dores terríveis ao urinar. Existem vários tratamentos. O meu terá que ser cirurgia. Procurem mais de um médico, mais de uma opinião. Se um não resolver… vai pra outro até resolver. Não é normal a gente viver com essa dor assim pra sempre”.