Fechar
Audiência da TV

Ratinho derruba audiência do SBT em dia de estreia de novela

O “Programa do Ratinho” não manteve números herdados por “Carinha de Anjo”

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

A estreia de “Poliana Moça” no SBT elevou os índices de audiência na noite desta segunda-feira (21). No entanto, nem tudo foi motivo de festa para a emissora de Silvio Santos. Isso porque o “Programa do Ratinho”, atração comandada por Carlos Massa diariamente, não conseguiu manter os números herdados com a repercussão da trama protagonizada por Sophia Valverde.

De acordo com dados consolidados da Kantar Ibope Media, obtidos e divulgados pelo site Notícias da TV, a novela escrita por Íris Abravanel fechou o primeiro capítulo com 9,1 pontos de média, número que não era visto há meses na faixa nobre. Exibida na sequência, a reprise de “Carinha de Anjo” também foi impulsionada com a novidade e registrou recorde de 8,6 pontos.

O resultado colocou o canal na briga acirrada pela vice-liderança contra a Record TV. O “Jornal da Record”, principal telejornal da emissora do bispo Edir Macedo, disputou com os primeiros 30 minutos de “Poliana Moça” e marcou 9,2. Na sequência, a concorrente exibiu a novela “A Bíblia” e pontuou 9,6. O SBT viu sua audiência derrapar com o início do “Programa do Ratinho”.

O show popular comandado pelo proprietário da Rede Massa, afiliada à emissora de Silvio Santos no Paraná, derrubou os números obtidos com as produções infantis em quase 50%. A atração de Carlos Massa registrou 4,9 pontos de média em sua exibição entre 22h15 e 23h30 (horário de Brasília). A Record ficou na segunda colocação com a série “Aeroporto: Área Restrita” (6,4).

Continua após a publicidade

No mesmo período a Globo foi líder isolada com o “Jornal Nacional” (23,1) e “Um Lugar ao Sol” (23,8). Na média dia, o SBT obteve 4,4, a Record 5,9 e a Globo 14,8 entre 07h00 e 00h00. Os dados são referentes a Grande São Paulo, principal praça para o mercado publicitário. Cada ponto equivale a 74,666 mil domicílios e representa 205,755 mil indivíduos.

Ratinho em crise

A crise de audiência do “Programa do Ratinho” já é motivo de preocupação nos quatro cantos do SBT. A direção da emissora estuda uma maneira de estagnar a queda da atração diária para evitar uma “humilhação” ainda maior para as produções da Record. Um delas é tornar o programa semanal, o que tiraria o comunicador do embate direto com a última parte das produções bíblicas e a linha de shows da concorrente.

Conforme informações do colunista Ricardo Feltrin, do UOL, a emissora de Silvio Santos estuda colocar Ratinho em um programa semanal com mais tempo de duração. O canal, no entanto, estaria em um impasse se colocaria a nova atração aos sábados ou domingos. Em 2020 o apresentador chegou a diminuir o ritmo de programas ao vivo e passou a comandar somente dois por semana. Nos dias em que entrou ao vivo ele gravou outras edições para o restante para os dias restantes.