Fechar
Audiência da TV

Ratinho escorrega no ibope e marca menos que o ‘SBT Brasil’

Atração receberá investimentos para tentar alavancar a audiência

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

A situação de Carlos Massa, o Ratinho, no SBT, não está nada fácil . Em crise de audiência que parece não ter fim, o comunicador segue deixando a alta cúpula da emissora em alerta por causa dos baixos índices. Nesta terça-feira (23), o programa do apresentador escorregou no Ibope e marcou menos que o “SBT Brasil”, principal telejornal da casa apresentado por Marcelo Torres e Márcia Dantas.

De acordo com dados consolidados obtidos e divulgados pelo site TV Pop, o “Programa do Ratinho” marcou 3,1 pontos de média e ocupou a terceira colocação no ranking da TV aberta. Na Record TV, a série “A Bíblia” e o “Cine Record Especial”, que exibiu o filme “Anaconda 3”, marcaram 11,2 e 4,2, respectivamente. A Globo ficou na liderança absoluta com a exibição da eliminação de Brunna Gonçalves do “BBB22”. O reality show registrou 26,1 de média.

O desempenho de Ratinho foi menor que o “SBT Brasil”, que marcou 4,7 de média e ficou em terceiro lugar na audiência. Na mesma faixa o “Jornal da Record” obteve 9,3 e a novela das sete “Quanto Mais Vida, Melhor! marcou 21,5. Cada ponto equivale a 74,666 mil domicílios e representa e 205.755 mil indivíduos na Grande São Paulo, principal praça para o mercado publicitário.

Ratinho em crise de audiência

A crise de audiência do “Programa do Ratinho” já é motivo de preocupação nos quatro cantos do SBT. A direção da emissora estuda uma maneira de estagnar a queda da atração diária para evitar uma “humilhação” ainda maior para as produções da Record. Um delas é tornar o programa semanal, o que tiraria o comunicador do embate direto com a última parte das produções bíblicas e a linha de shows da concorrente.

Continua após a publicidade

Conforme informações do colunista Ricardo Feltrin, do UOL, a emissora de Silvio Santos estuda colocar Ratinho em um programa semanal com mais tempo de duração. O canal, no entanto, estaria em um impasse se colocaria a nova atração aos sábados ou domingos. Em 2020 o apresentador chegou a diminuir o ritmo de programas ao vivo e passou a comandar somente dois por semana. Nos dias em que entrou ao vivo ele gravou outras edições para o restante para os dias restantes.

Apesar dos baixos números de audiência do “Programa do Ratinho” o SBT tem apostado em formatos importados para tentar manter a atração popular diariamente. Em dezembro de 2021 a emissora comprou o “Wall Duet Brasil”, um reality show musical com dinâmica parecida com o “The Masked Singer Brasil” da Globo. Na atração, um convidado famoso tenta adivinhar qual personalidade da média está cantando do outro lado do muro.

Nesta semana Ratinho anunciou a compra do “The Winner”, talent show criado por John De Mol, o magnata fundador da Endemol e idealizador do “Big Brother Brasil”. Na competição cantores amadores se apresentam para uma plateia de cem jurados comuns e um cantor reconhecido. Ao final do duelo o competidor escolhe se prefere um prêmio em dinheiro ou a chance de saber se foi bem votado para avançar a fase seguinte.