Fechar
DIVERSIDADE

Rede Globo usará pronome neutro em nova novela das 19h

A Rede Globo irá adotar o pronome neutro em falas de alguns personagens em sua nova novela das 19h que estreia em 2022

Jean TellesRepórter do EM OFF

A nova novela das 19h da Rede Globo, ‘Cara e Coragem’, que tem previsão de estreia para 2022, e terá como foco principal da trama a vida dos dublês, vai abordar também temas relacionados a comunidade LGBTQIA+. Segundo a autora Cláudia Souto, a ideia é de que a linguagem neutra seja utilizada em falas de alguns personagens do folhetim: 

“O público de novelas é apresentado todos os dias a novas gírias, sotaques e palavras. Não é diferente o gênero neutro. logo se darão conta de que é uma nova forma de expressão”, disse a autora em entrevista a Folha de São Paulo. Ainda de acordo com informações de Solto, a nova linguagem estará na boca de alguns personagens que representam: “A fatia da sociedade que já se comunica assim naturalmente”. 

“As novelas são crônicas de sua época. Ao abordar temas referentes à comunidade LGBTQIA+, é natural que o gênero neutro seja incorporado pelos personagens. Em “Pega Pega”, o próprio elenco propunha o uso em algumas situações e, em outras, partia do roteiro”, explicou a autora da Rede Globo em entrevista ao jornal. A roteirista disse ainda que sabe que a maioria da população brasileira não utiliza o pronome neutro no seu dia a dia. 

No entanto, ela não acredita que isso poderia causar algum estranhamento aos “noveleiros” que irão acompanhar a nova trama das 19h da Globo. Vale lembrar que não faz muito tempo que a Rede Globo foi criticada por alguns internautas por não usar o pronome neutro ao se referir a cantora Demi Lovato em uma reportagem sobre o Rock in Rio.

Continua após a publicidade

Um dos principais jornais televisivos do país, o Jornal Nacional, da TV Globo entrou em uma polêmica recentemente nas redes sociais. Isso porque muitos internautas acusaram a atração apresentada pelos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcelos de transfobia após anunciar Demi Lovato como atração no Rock in Rio como “a americana Demi Lovato”. 

Para quem não sabe, a cantora norte-americana se assumiu recentemente como uma pessoa de gênero não-binário, ou seja, não se identifica nem com um sexo masculino e nem com o sexo feminino. Segundo ativistas das causas LGBTQIA+ em pessoas que se denominam como não-binárias, o correto é utilizar o pronome neutro. 

Feio o @jornalnacional errando os pronomes de Demi Lovato em pleno 2021…”, lamentou a internauta Yasmine em seu perfil no Twitter. “O jornal nacional ‘a americana demi lovato’ KKKKKSKKKKK a transfobia sem orrrrrr”, criticou Esdras também em seu perfil no Twitter. Mas houve também quem defendesse o programa de telejornalismo da Globo. 

Muitos internautas nas redes sociais, explicaram que a utilização do pronome neutro ainda é novidade no Brasil e que os meios de comunicação ainda estão se adaptando a sua utilização: “Tão falando que o JN é transfobico pq falou A DEMI??? gente o pronome neutro não tá nas normas portuguesas não, saibam diferenciar que aquilo e um jornal nacional e não uma pagina de internet que tem total liberdade, vai la escrever pronome neutro no enem pra ver oq acontece”, escreveu uma internauta. 

A novela “Cara e Coragem” entrará na grade da emissora carioca após o fim da trama “Quanto Mais Vida Melhor”. O elenco do novo folhetim contará com vários nomes de artistas conhecidos do público como: Taís Araújo, Marcelo Serrado, Paolla Oliveira e Ícaro Silva. Bruno Fagundes, filho de Antonio Fagundes também foi contratado para participar da produção dramaturgica. Segundo o informações do Portal Metrópoles, o ator inter´retará um coreógrafo de uma companhia de dança e atuará ao lado de André Luiz Frambach: “Tenho um carinho muito grande pelo circo, faço aula há anos em diversas modalidades, então foi muito legal saber que vou interpretar um profissional desse ramo“, contou