Audiência da TV

Rejeitada, Patrícia Poeta dá menos audiência que Ana Maria Braga

Sucessora de Fátima Bernardes virou alvo de críticas

Paulo Henrique Lima
Repórter

Rejeitada pelo público do “Encontro” num cargo ocupado por Fátima Bernardes por 10 anos, Patrícia Poeta tem feito a audiência da Globo descer ladeira abaixo. Tida como a promessa da emissora para manter o alto padrão das Super Manhãs, a ex-“´De Casa” provocou uma movimentação nos bastidores para reverter o quadro, mesmo que tudo ainda esteja em período de teste.

A situação tem ficado cada vez mais complicada por um suposto tratamento diferenciado em relação a Manoel Soares. Inicialmente anunciado no mesmo nível de importância como a colega, ele foi passou a ser destacado em chamadas e comunicados como um co-apresentador. A mudança de postura causou revolta no público e o nome de Maria Beltrão se tornou um dos mais pedidos.

A crise de identidade do “Encontro” tem refletido diretamente na audiência. Nesta quarta-feira (13), por exemplo, a atração deu menos que o “Mais Você“. De acordo com dados consolidados, o matinal de Ana Maria Braga anotou 8,2 pontos enquanto o programa de Poeta obteve 7,4. A diferença de quase 1 ponto de média preocupa a emissora, já que o “Bom Dia Brasil” entregou a programação com 8,6.

Internamente, esperava-se que a nova fase da antiga atração de Bernardes fosse empolgar o público de cara. Uma mudança de horário com o “Mais Você” foi pensada para facilitar o processo e impulsionar a revista eletrônica de Ana Maria. No entanto, o que se tem observado é o contrário. Cada ponto consolidado representa 74.666 domicílios e 205.755 indivíduos na Grande São Paulo, principal praça para o mercado publicitário no Brasil.

Recentemente, Patrícia Poeta foi fortemente criticada por Sonia Abrão por deixar Manoel Soares de escanteio na estreia do novo “Encontro”. A apresentadora do “A Tarde é Sua’ disse que a comunicadora estava com “nariz empinado” e que precisava se comportar como quando substituía a nova comandante do “The Voice Brasil”.