

Um dos principais repórteres do Jornal Nacional na editoria Rio de Janeiro, Chico Regueira, resolveu sair do protocolo imposto pela Globo e chamou o presidente da República Jair Bolsonaro de “psicopata” ao publicar um vídeo de um encontro do político e os cantores Sérgio Reis e Eduardo Araújo, ocorrido nesta quinta-feira (12).
Na publicação compartilhada, o jornalista criticou severamente o encontro dizendo: “Quase 600 mil mortos e esses 3 senhores aloprados rindo. Dois patetas e um psicopata”, disse na postagem, mostrando os três homens dando gargalhadas. A atitude de Chico Regueira vai contra uma diretriz imposta pelo manual de conduta nas redes sociais.
O manual é publicado de forma pública para que até mesmo os telespectadores possam ter acesso e entendam como a emissora lida com o assunto. O documento diz que os jornalistas “devem se abster de expressar opiniões políticas e de tomar partido em questões controversas e polêmicas que estão sendo cobertas jornalisticamente pelo Grupo Globo, e não devem nunca se pôr como parte do debate político e ideológico”.
Ainda no documento, a Globo afirma que qualquer conduta que for contra as diretrizes de conduta nas redes sociais, poderão ser analisada pela diretoria da emissora e se necessário, até o pelo Conselho Editorial. Por isso, as regras devem ser rigorosamente seguidos, para que não haja sanções ao funcionário.
“Essas regras são válidas para todos os jornalistas da Globo e devem ser rigorosamente observadas. As chefias diretas ficam com a incumbência de implementá-las, torná-las uma realidade e, em caso de faltas por parte de jornalistas, dividir os episódios com a direção de redação do veículo, que decidirá então se é o caso de levá-los à apreciação do Conselho Editorial do Grupo Globo”, afirma o documento.
Segundo o TV Pop que apurou a história, a emissora carioca ainda não se pronunciou sobre o assunto. A publicação de Chico Regueira foi feita nesta quinta-feira (12) e, até o fechamento desta matéria, ainda estava disponível nos stories do Instagram do jornalista.
Saia Justa
Vinicius Leal e Welington Valadão causaram constrangimento nos bastidores da Globo depois de um vídeo postado nas redes sociais. Leal filmou o colega Clayton Sousa, âncora da TV Brasília, afiliada da RedeTV!, e, em seuida, os três falaram palavras de baixo calão. Valadão mostrou a bunda do colega repórter do Jornal Nacional brincando: “E essa bundinha”?
Na época da divulgação do vídeo, no final de julho, a polêmica tomou conta dos bastidores da Globo e, segundo o TV Pop, houve o questionamento se os jornalistas infligiram as diretrizes de conduta nas redes sociais. Um editor, que não teve a identidade revelada, falou sobre o assunto: “São dois repórteres da emissora líder de audiência fazendo piadas da quinta série. Você imagina o William Bonner fazendo algo assim?”.