Fechar
Eita!

Repórter do ‘Jornal Nacional’ viola regras sobre presidente Bolsonaro

Repórter criticou o presidente e cantores sertanejos em publicação feita no Instagram

Aline TorresRepórter do EM OFF

Um dos principais repórteres do Jornal Nacional na editoria Rio de Janeiro, Chico Regueira, resolveu sair do protocolo imposto pela Globo e chamou o presidente da República Jair Bolsonaro de “psicopata” ao publicar um vídeo de um encontro do político e os cantores Sérgio Reis e Eduardo Araújo, ocorrido nesta quinta-feira (12).

Na publicação compartilhada, o jornalista criticou severamente o encontro dizendo: “Quase 600 mil mortos e esses 3 senhores aloprados rindo. Dois patetas e um psicopata”, disse na postagem, mostrando os três homens dando gargalhadas. A atitude de Chico Regueira vai contra uma diretriz imposta pelo manual de conduta nas redes sociais.

O manual é publicado de forma pública para que até mesmo os telespectadores possam ter acesso e entendam como a emissora lida com o assunto. O documento diz que os jornalistas “devem se abster de expressar opiniões políticas e de tomar partido em questões controversas e polêmicas que estão sendo cobertas jornalisticamente pelo Grupo Globo, e não devem nunca se pôr como parte do debate político e ideológico”.

Ainda no documento, a Globo afirma que qualquer conduta que for contra as diretrizes de conduta nas redes sociais, poderão ser analisada pela diretoria da emissora e se necessário, até o pelo Conselho Editorial. Por isso, as regras devem ser rigorosamente seguidos, para que não haja sanções ao funcionário.

Continua após a publicidade

“Essas regras são válidas para todos os jornalistas da Globo e devem ser rigorosamente observadas. As chefias diretas ficam com a incumbência de implementá-las, torná-las uma realidade e, em caso de faltas por parte de jornalistas, dividir os episódios com a direção de redação do veículo, que decidirá então se é o caso de levá-los à apreciação do Conselho Editorial do Grupo Globo”, afirma o documento.

Segundo o TV Pop que apurou a história, a emissora carioca ainda não se pronunciou sobre o assunto. A publicação de Chico Regueira foi feita nesta quinta-feira (12) e, até o fechamento desta matéria, ainda estava disponível nos stories do Instagram do jornalista.

Saia Justa

Vinicius Leal e Welington Valadão causaram constrangimento nos bastidores da Globo depois de um vídeo postado nas redes sociais. Leal filmou o colega Clayton Sousa, âncora da TV Brasília, afiliada da RedeTV!, e, em seuida, os três falaram palavras de baixo calão. Valadão mostrou a bunda do colega repórter do Jornal Nacional brincando: “E essa bundinha”?

Na época da divulgação do vídeo, no final de julho, a polêmica tomou conta dos bastidores da Globo e, segundo o TV Pop, houve o questionamento se os jornalistas infligiram as diretrizes de conduta nas redes sociais. Um editor, que não teve a identidade revelada, falou sobre o assunto: “São dois repórteres da emissora líder de audiência fazendo piadas da quinta série. Você imagina o William Bonner fazendo algo assim?”.

Tem alguma foto? print? vídeo? ou áudio de alguma fofoca? envie um e-mail para contato@portalemoff.com.br sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo