Fechar
EM BAIXA

Reprises de novelas não salvam SBT e emissora amarga na audiência

Após promover mais uma mudança na grade vespertina, a emissora de Silvio Santos voltou a registrar péssimos números no Ibope

Bruno PintoRepórter do EM OFF

Diante da uma grande crise de audiência que se estende desde o ano passado, os executivos do SBT estão, desde então, tentando fazer de tudo na tentativa de conseguir elevar os índices de audiência, principalmente da programação vespertina, que vem registrando péssimos números no Ibope. Em meio ao período turbulento, diversas mudanças foram promovidas e desta vez não foi diferente.

Incomodado com os resultados espantosos, Silvio Santos resolveu, pela enésima vez, fazer novas alterações na grade de sua emissora. Na expectativa de registrar ao menos uma pequena melhora em seus índices, foi montada uma programação repleta de novelas. Entretanto, as alterações colocadas em prática na tarde desta segunda-feira (16), não surtiram efeito e, além de continuar marcando péssimos números, o SBT ainda levou uma surra da Band.

A tarde de terror da emissora do Homem do Baú começou logo pelo primeiro folhetim do novo horário destinado às novelas. Segundo dados prévios divulgados pelo jornalista Ricardo Souza, “Carrossel” começou mal e, às 12h05, marcou 2,4 pontos na Grande São Paulo. O resultado em questão representa uma queda cinco décimos, quando comparado aos 2,9 pontos registrados nos últimos instantes do telejornal “Primeiro Impacto”.

Por volta das 12h26, a novela infantil chegou a conseguir elevar seus números e marcou 2,6 pontos. Porém, neste mesmo momento, a Band, que transmitia o programa “Jogo Aberto”, registrou 3,7 pontos e conquistou a terceira colocação da disputada briga pela audiência. O tempo foi passando e o SBT não conseguia reagir, deixando sua principal concorrente no horário abrir quase um ponto e meio de diferença, perdendo em praticamente em todo o tempo de exibição da novela infantil.

Continua após a publicidade

Para a infelicidade dos executivos da emissora de Silvio Santos, a novela “Esmeralda” foi responsável por reduzir ainda mais os índices de audiência. Já nos primeiros minutos de transmissão, o folhetim cravou apenas 2,0 pontos na capital paulista. Com isso, a Band continuava ocupando a terceira colocação com o programa esportivo “Os Donos da Boa”, que marcava 2,7 pontos.

Se 2,0 pontos já era um resultado desastroso, o negócio ficou ainda pior instantes depois. Às 13h17, “Esmeralda” perdeu mais décimos importantes e registrou 1,5 ponto. Assim a emissora do Homem do Baú continuou por um bom tempo, até que conseguiu registrar uma pequena melhora, saltando para 2,1 pontos. Entretanto, não conseguiu recuperar o terceiro lugar, que permaneceu com a Band.

A situação do novo horário de novelas do SBT só não foi um desastre completo por conta do fim dos programas esportivos da emissora de Johnny Saad, que perdeu a terceira colocação ao transmitir o “Boa Tarde SP”. Por volta das 14h03, a novela “Paixões de Gavilanes “cravou 2,0 pontos, enquanto o telejornal de Adriana Araújo registrou 1,1. Às 14h17, o folhetim do SBT marcou 2,2 pontos, contra 1,0 do “Boa Tarde SP”. Embora tenha chegado a registrar 1,4 ponto, a novela conseguiu manter o SBT por boa parte do tempo a frente de sua principal concorrente.