Fechar
nova programação

‘Roda a Roda’ se afunda no ibope e SBT ‘briga’ com RedeTV!’

Game show empatou com o “A Tarde é Sua”, de Sônia Abrão, e foi seguido pela TV Cultura

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

A nova grade de programação do SBT, lançada em operação de urgência para recuper a vice-liderança em audiência, segue derrubando os índices da emissora desde que foi lançada em 29 de agosto. Nesta quarta-feira (8), a emissora brigou com a RedeTV! e TV Cultura pelo terceiro lugar no ranking durante todo o período em que o game show “Roda a Roda Jequiti” ficou no ar.

Considerada uma atração coringa do horário nobre da emissora de Silvio Santos, o programa comandado por Luís Ricardo foi exibido entre 15h15 e 15h45, e empatou tecnicamente com o “A Tarde é Sua”, de Sônia Abrão. De acordo com dados prévios da Kantar Ibope Média obtidos e divulgados pelo site Bastidores da TV, os concorrentes registraram 2.2 pontos por volta das 15h30.

Logo atrás, a TV Cultura e o clássico programa infantil “Quintal da Cultura” marcou 2.0. Não tão distante, o “Melhor da Tarde”, apresentado por Cátia Fonseca e exibido pela Band, teve 1.3 na grande São Paulo, principal praça e referência para o mercado publicitário no Brasil. A Globo, que apostou no longa “Depois da Terra”, na “Sessão da Tarde, liderou com folga e anotou 9.6 pontos.

Com 6,2, a Record TV se consolidou na segunda colocação com a novela “Prova de Amor”. A trama protagonizada por Marcelo Serrado é a principal pedra no sapato do SBT e responsável por provocar mudanças na grade de programação da concorrente. A TV Gazeta, que no mesma faixa apostou no “Mulheres”, de Regina Volpato, anotou apenas 0.5 e a sétima colocação no ranking.

Continua após a publicidade

Apesar de ter empatado com a RedeTV! durante a exibição do “Roda a Roda Jequiti’, o SBT se distanciou da concorrente assim que o “Fofocalizando” entrou no ar. O programa comandado por Chris Flores registrou 2.8 contra 1.5 da rival, às 14h56 (horário de Brasília). Os dados destacados fazem parte do real time. A audiência consolidada será divulgada na tarde desta quinta-feira (9).

Críticas ao Roda a Roda

A atração que recebe consultores de uma das empresas do Grupo Silvio Santos para adivinhação de palavras através de pistas foi uma das principais peças movidas no tabuleiro do SBT para frear o crescimento da rival. A atração, no entanto, foi alvo de críticas do público nas redes sociais antes mesmo da estreia em novo horário, conforme noticiado pelo EM OFF anteriormente.

As novelas mexicanas, únicas atrações das tardes da emissora que registram números entre 6 e 8 pontos, eram esperadas em maior número na nova programação. Atualmente a emissora exibe “Coração Indomável”, protagonizada pela atriz Ana Brenda Contreras, “Amanhã é Para Sempre”, estrelada por Silvio Navarro, e “Te Dou a Vida”, por Eva Cedeño. Ambas cumprem a meta proposta pelo canal.

O SBT não tem planos oficiais para colocar mais tramas nas “Novelas da Tarde”. No entanto, em 10 de dezembro a novela “Mar de Amor”, estrelada por Nathalie Lartilleux, vai substituir “Coração Indomável” que chegará ao fim no próximo final de semana. É a segunda vez que a trama de 2009 será reprisada na programação da emissora que aposta em produções da Televisa. A primeira foi em 2016.