

Com alto investimento em eventos esportivos nos últimos anos, o SBT tem conquistado bons números de audiência e faturamento. A emissora passou a priorizar as competições internacionais, o que provoca mudanças na grade de programação com frequência. Nesta quarta-feira (18), por exemplo, o “Fofocalizando”, atração vespertina apresentada por Chris Flores, foi cancelada.
O canal vai apostar na final da Uefa Europa League, que será disputada por Eintracht Frankfurt (ALE) e Rangers (ESC) diretamente do Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, na cidade de Sevilha, na Espanha, às 16h (de Brasília). De acordo com apurado pelo EM OFF, a emissora desistiu de exibir o programa de fofocas e manteve a trinca de novelas formada por “Carrossel” (2012), “Esmeralda” (2004-2005) e “Paixões de Gavilanes” (2003).
De acordo com que uma fonte relatou à reportagem, os executivos cogitaram cancelar o “Casos de Família”. A atração de Christina Rocha é responsável por uma audiência inferior a do programa que conta com Gaby Cabrini, Flor Fernandez, Gabriel Cartolano e Matheus Baldi em seu elenco. No entanto entanto, uma avaliação interna sobre mudança recente de horário acabou sobressaindo.
No último dia 9 de maio o SBT reformulou o telebarraco para tentar reanimar a audiência que beirava a casa de 1,0 ponto na Grande São Paulo, principal praça para o mercado publicitário. Famosos e especialistas em áreas relacionadas aos temas ganharam destaque, enquanto o número de casos apresentados por edição caiu de três para um. Por outro lado, a atração passou a investir em debates sobre questões sociais.
As mudanças no “Casos de Família” ocorreram quando o programa ainda era exibido na faixa das 14h20, uma semana antes de a emissora ordenar a estreia da trinca de novelas e novas alterações na programação. A atração de Rocha passou a ser exibida das 15h às 15h45, antecedendo o “Fofocalizando”. Outra movimentação radical poderia prejudicar a performance do vespertino sobre histórias de pessoas anônimas na audiência.
O fato de o “Fofocalizando” ter passado de 15h20 para 16h00 foi uma saída menos prejudicial para a grade da emissora, já que os executivos querem emplacar as novelas e reduzir a distância da Record, além de deixar a Band para trás. Aliás, nesta terça-feira (17) a emissora da família Saad ficou jogou o canal de Silvio Santos para o quarto lugar entre 12h e 14h. Por uma hora, abriu vantagem de 1,0 ponto de média.
Na quinta-feira (19) a grade do SBT deve voltar ao normal. Apesar da folga inesperada para os apresentadores, a produção deve continuar a todo vapor nos bastidores.