Fechar
audiência da TV

SBT cresce em audiência após ‘dança das cadeiras’

Novelas impulsionam audiência da emissora nesta sexta-feira (27)

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

Após cancelar a exibição de “Paixões de Gavilanes” por quase traçar na audiência, o SBT voltou a respirar aliviado no ranking da TV aberta. A dupla de novelas com “Carrossel” e “Esmeralda” na programação rendeu bons índices de ibope para o canal nesta sexta-feira (27), o que provocou distanciamento da Band na faixa vespertina. No entanto, a vice-liderança ainda continua distante.

De acordo com dados prévios obtidos e divulgados pelo site TV Pop, a trama da professora Helena (Rosanne Mulholland) anotou 3,7 de média, 4,6 de pico e 10,0% de share. O resultado corresponde ao recorde da reprise desde a sua estreia em 16 de maio. Antes, o melhor desempenho da adaptação escrita por Íris Abravanel havia sido 3,5, média obtida no dia 15 e já consolidada.

No mesmo horário, a Globo liderou com 9,8, a Record marcou 4,5 e a Band cravou 3,0. A TV Cultura e TV Brasil registraram 0,4 e 0,2, respectivamente. Exibida na sequência, “Esmeralda” manteve o público ligado no SBT. A novela estrelada por Bianca Castanho pontuou 3,7 pontos de média às 14h42 e conquistou o terceiro lugar, de acordo com dados do real time.

No mesmo horário, a Globo exibiu o “Jornal Hoje” e marcou 12,4, enquanto a Record TV apostou no “Balanço Geral SP” e registrou 6,3. O “Quintal da Cultura”, da TV Cultura, e o “Melhor da Tarde”, da Band, conquistaram 0,9 e 0,7. A novela ficou no ar entre 13h15 e 15h00. A programação do SBT continuou com o “Casos de Família”, “Fofocalizando” e as “Novelas da Tarde”.

Continua após a publicidade

As demais emissoras não pontuaram de forma significativa. Cada ponto equivale a 74.666 mil domicílios e representa 205.755 mil indivíduos na Grande São Paulo, principal praça para o mercado publicitário no Brasil. Os números podem sofrer alterações para mais ou para menos no consolidados que será divulgado no próximo dia útil.

‘Dança das cadeiras’ no SBT

Os números destacados na matéria foram conquistados pela emissora após mudanças promovidas pelos executivos na semana passada. Em busca de retomar a segunda colocação no ibope, o canal escalou uma trinca de novelas formada por “Carrossel”, “Esmeralda” e “Paixões de Gavilanes” entre 12h e 15h. Além disso, mudou o “Casos de Família’ para a sequência após reformulação.

No entanto, a tentativa não vingou e a última novela passou a registrar números pífios para os padrões do canal. Com média em torno de 1,5, “Paixões de Gavilanes” causou preocupação e foi limada na última terça-feira (25) após marcar apenas 1,2, o que corresponde ao pior índice de toda a programação. Com isso, as outras duas tramas ganharam mais tempo no ar.