Fechar
Audiência da TV

SBT faz milagre e sente gostinho da vice-liderança sem ‘Fofocalizando’

Partida de futebol colocou o canal atrás apenas da Globo; veja números

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

O SBT figurou na vice-liderança no ranking da TV aberta na tarde desta terça-feira (12). A posição alcançada pela emissora é um feito raro considerando os últimos meses em que vive uma crise de audiência com a sua grade de programação diária, exceto a dominical que ainda consegue brigar diretamente com a Record TV, sua principal concorrente no Painel Nacional de Televisão (PNT).

O SBT encurtou a duração do “Fofocalizando” e exibiu na sequência a partida entre Real Madrid e Chelsea pelas quartas de final da Champions League, diretamente do Santiago Bernabéu, em Madrid, na Espanha. A alteração fez o canal ter um desempenho dificilmente alcançado na faixa vespertina em que foi exibido entre 15h45 e 18h40 (horário de Brasília).

De acordo com dados do real time obtidos e divulgados pelo site TV Pop, às 16h27 o evento esportivo marcou 4,9 pontos. No mesmo horário a Globo ficou na liderança isolada com o filme “Sonhos de Papel” na “Sessão da Tarde” (10,1), enquanto a Record exibiu capítulo da reprise de “Chamas da Vida” e marcou 3,8, ocupando a terceira colocação entre as principais emissoras.

A disputa pelo quarto lugar ficou generalizada. Isso porque a RedeTV! e a Band ficaram separadas por apenas 0,1 ponto. No entanto, Sônia Abrão no comandando do “A Tarde é Sua” levou a melhor e superou o “Brasil Urgente” de José Luiz Datena por 2,8 a 2,7. As demais emissoras não pontuaram de forma significativa.

Continua após a publicidade

Crise de audiência

Recentemente, o SBT modificou a sua grade de programação após novas ordens de Silvio Santos. O empresário tirou o “Bom Dia & Cia” do ar e esticou o “Primeiro Impacto” para tentar reagir na audiência e vencer a Record TV. Além disso, a série “Henry Danger” passou a ser exibida antes do “Casos de Família” para não deixar o público infantil totalmente de escanteio.

Com a mudança, o programa policial antes entrava no ar depois das 04h00, passou a ser exibido depois das 06h00 até às 12,00. Na sequência, o “Notícias Impressionantes”, atração que reúne vídeos bizarros da internet, foi colocada para bater de frente com o “Balanço Geral SP”, jornalístico apresentado por Reinaldo Gottino na concorrente.

A grade da madrugada também sofreu cortes. No buraco que ficou aberto com a saída do “Primeiro Impacto” da faixa das 04h00, o comunicador colocou a reprise do “SBT Brasil” e o “Quem Não Viu Vai Ver”.

A crise de audiência que o SBT enfrenta já provocou a criação de programas como o “Vem Pra Cá”, em março de 2021, e o “SBT Notícias”, lançado em janeiro de 2022. Ambas as atrações não deram certo e acabaram sendo extintas por baixa audiência. Além disso, a TV chegou a mudar o “Casos de Família” de horário, além de tornar o “Roda a Roda” diário, o que também não funcionou.

Tags Relacionadas: