Fechar
AUDIÊNCIA 10/01

SBT tem dia desastroso e amarga quarto lugar no Ibope

Em crise de audiência, a emissora de Silvio Santos promoveu novas mudanças na grade, mas os resultados continuam ruins

Bruno PintoRepórter do EM OFF

Se os executivos do SBT estavam pensando que a virada do ano seria a oportunidade para reverter a crise de audiência que assola grande parte da programação, eles estavam muito enganados e já estão tendo a noção da difícil missão que terão pela frente. Isso porque, mesmo diante de diversas mudanças, os números não demonstram qualquer reação e os resultados continuam preocupando muito.

A emissora de Silvio Santos tem vivido dias muito complicados ultimamente. Com índices de audiência desastrosos, se tornou comum o SBT ser ameaçado ou até mesmo ultrapassado pelas concorrentes que sempre ocuparam posições mais baixas na disputada briga pela audiência e desta vez não foi diferente. Em um dia de terror, a emissora paulista, mesmo que por alguns minutos, perdeu para a TV Cultura.

Se não falassem que o SBT estava estreando diversas novidades em sua grade, muita gente sequer iria perceber, ao menos que assistissem a programação, é claro. Isso porque, os números do Ibope registrados nesta segunda-feira (10), não só apontaram novos resultados desanimadores, como confirmaram a péssima fase que a emissora do Homem do Baú ainda está vivendo.

Segundo dados divulgados pelo portal TV Pop, a situação da emissora paulista foi tão ruim, que chegou a perder, ainda mais, parte dos telespectadores dos períodos da manhã e da tarde, principais alvos das mudanças. O resultado só não foi pior por conta da programação noturna, que salvou a média-dia do SBT, que fechou com 4,4 pontos na Grande São Paulo.

Continua após a publicidade

Enquanto algumas atrações registraram números ruins, teve uma que conseguiu ultrapassar ir ainda pior, trata-se do “Casos de Família”. O programa comandado Christina Rocha marcou apenas 1,9 ponto na capital paulista e, por diversos minutos, foi ultrapassado pelo canal Cultura, que nesse mesmo horário transmitia o “Quintal da Cultura, e perdeu a terceira colocação.

Uma das apostas da emissora de Silvio Santos era aumentar o tempo de duração do “Bom Dia & Cia” na grade matutina, além da estrear do “SBT Notícias”. Com isso, foi necessário jogar o “Vem Pra Cá” para as tardes, praticamente decretando o fim da atração. Entretanto, parece que as mudanças, pelo menos em seu primeiro dia, não surtiram nenhum efeito positivo para o SBT, tendo em vista que que o bloco de desenhos fechou o dia com média de 3,1 pontos, enquanto o novo telejornal comandado por Darlisson Dutra registrou 3,0 pontos, números muito próximos aos que já eram alcançados.

Mesmo com tantas novidades, o SBT não só permaneceu com os baixos índices de audiência em grande parte de sua programação, como sequer chegou a incomodar a concorrência, que se manteve firme nas primeiras colocações e com grande vantagem. Diante deste cenário preocupante, os executivos da emissora paulista seguirão fazendo de tudo para que consigam reverter a situação que parece cada vez mais complicada.