Fechar
E agora ?

Sindicato pode suspender produção de novela da TV Globo por irregularidades

O sindicato de atores do Rio de Janeiro está em cima da TV Globo por conta de "atores" sem registro profissional

Augusto ViannaRepórter do EM OFF

A nova temporada da novelinha Malhação, da TV Globo, continua causando nos bastidores da emissora. Após gerar dúvidas sobre seu retorno à grade e a troca do elenco já escalado para integrar a nova história, agora a emissora dos Marinhos pode ser pega no pulo por burlar regras estabelecidas pelo sindicatos de artistas, o Sated. A Globo estaria contratando influenciadores para trabalhar sem registro profissional na profissão. 

A informação é exclusiva da jornalista Fábia Oliveira, do jornal O Dia. Na matéria, ela diz que o Sindicato estaria bem atento com a produção da novela. Em busca de audiência, a Globo tem apostado em influenciadores com muito seguidores nas redes sociais. Porém, para trabalhar como ator é preciso ser ator, e ter o famoso DRT, que significa que a pessoa tem um registro profissional na carteira de trabalho.

Segundo apuração da colunista, o sindicato está de olhos abertos com a TV Globo e pode enviar até mesmo um advogado até a Globo para bloquear a trama juvenil e ainda solicitar a listas dos “atores” e pedir o DRT de cada um deles. O presidente da Sated, Jorge Coutinho, se pronunciou sobre o caso e disse que ele e toda a diretoria repudia essa prática da emissora.

“Não é porque uma pessoa tem milhões de seguidores que ela pode tomar o espaço de um ator profissional e a única entidade que pode ceder o DRT, como também uma faculdade, o registro de ator, não pode aceitar que se tome o espaço de um profissional”, começou ele.

Continua após a publicidade

O presidente ainda comunicou que tomará medidas em cunho judicial para proteger os que possuem o DRT. “Nós, da Sated, tomaremos medidas judiciais e cabíveis para que isso não aconteça. Estamos protegendo o nosso associado e, principalmente a nossa categoria que tanto luta pelo seu espaço”, ponderou Jorge.

De acordo com a lei 6.533 de 1978, todo cidadão que tiver um registro profissional de ator, está apto para ser contratado para exercer a profissão na televisão, cinema ou teatro. Os atores amadores, assim chamados por não possuir o DRT, não poderão ser contratados como atores profissionais. Uma pessoa pode até trabalhar em novelas e outras produções já ditas acima, porém não poderá ter falas e deve aparecer, no máximo, em segundo plano. 

Para tirar o registro é necessário ter cursado uma faculdade de artes cênicas, que possui duração de 2 a 4 anos dependendo da escola escolhida. Fazer cursos de teatro reconhecidos pelo Sated do estado em que mora. Pode também comprovar participação em peças profissionais, cinema, televisão e publicidade por meio de documentos que comprovem a legitimidade para o Sated. 

Para alguns casos, é necessário ainda passar por uma avaliaçāo de uma banca examinadora. Após a aprovação do Sated, o ator receberá o registro profissional (DRT) provisório, com a validade de um ano. Dentro de um ano, o ator terá que fazer pelo menos mais um trabalho para dar entrada ao DRT definitivo.

Globo dispensa elenco

No ar desde 1995 na grade da TV Globo, a novela teen Malhação continua sendo uma incógnita desde o início da pandemia e vem trazendo surpresas. A nova temporada, intitulada de “Transformação” e escrita por Priscila Stein e Márcia Prates sairá da gaveta, porém, de acordo com Fábia Oliveira, o elenco que já havia sido escalado para compor o folhetim, será dispensado e a emissora convocará novos nomes.

Com a promessa de retornar em 2022, os atores Marcelo Novaes, Malvino Salvador e Regiane Alves, além de Mel Lisboa, que retornaria à Globo após 12 anos, foram surpreendidos com a notícia de que serão dispensados. Porém, um detalhe chamou a atenção de todos: a emissora pediu para que o “antigo” elenco não assine com outras produções e aguardasse a volta da novelinha. 

Segundo Fábia, está rolando o maior bafafá nos bastidores entre os atores. Tudo isso porque o diretor Paulo Silvestrini saiu de um grupo de mensagens em que todos estavam sem dar explicações. Grupo este que todos foram adicionados na época da seleção para a composição do elenco. A volta de Malhação gerou bastante burburinhos enquanto a reprise de “Sonhos” está sendo exibida. 

Tags Relacionadas: