Fechar
Caso Danilo Avelar

Temendo críticas, Globo veta entrevista com jogador acusado de racismo

Emissora percebeu erro que poderia gerar uma chuva de críticas e imediatamente apagou a matéria

Bruno PintoRepórter do EM OFF

A Rede Globo acabou se envolvendo em uma polêmica por conta de uma entrevista. Diante do episódio de racismo envolvendo Danilo Avelar, atleta do Corinthians, a emissora carioca resolveu escutar o lado do jogador e destinou três repórteres para conversar com o atleta. Porém, temendo críticas, decidiu dar um fim no material produzido.

A desistência de exibir a entrevista com o jogador ocorreu pelo fato da Globo ter escalado apenas repórteres brancos para a ocasião. Após constatar o equívoco, e que aquilo poderia ser interpretado de forma negativa pelo público, a emissora, que já havia publicado a matéria em seu site, optou por retirá-la do ar cerca de 20 minutos depois.

A gravação da entrevista foi feita pelos jornalistas Bruno Cassucci, Marcelo Braga e Ana Canhedo, que são setoristas do Corinthians. Os repórteres conversaram com o jogador que fez um comentário racista durante uma partida de um jogo online. Danilo Avelar contou a sua versão sobre o caso e explicou como deve ficar sua situação no Corinthians após o lamentável episódio.

Somente após a publicação da entrevista que os produtores da Rede Globo notaram o erro. Foi unânime de que ideia de escalar apenas repórteres brancos para entrevistar um homem acusado de cometer atos racistas não foi nada acertada. A matéria poderia causar uma grande repercussão negativa, principalmente nas redes sociais, e logo retirou o conteúdo do site.

Continua após a publicidade

Segundo informações divulgadas pelo portal Notícias da TV, ao ser questionada sobre a retirada da entrevista do ar, a Rede Globo explicou que a decisão foi apenas editorial. Sem dar mais detalhes concretos, a emissora carioca falou que a entrevista com o atleta do Corinthians seria publicada apenas no site e não seria transmitida na televisão.

“A decisão da utilização das pautas é editorial. Elas são avaliadas diariamente, em todas as etapas, da apuração à finalização. No caso da entrevista com o jogador Danilo Avelar, que seria exclusiva para o GE, sem exibição da TV, a decisão foi de não publicar o material”.

O caso envolvendo Daniel Avelar também gerou polêmica em outra emissora. Nesta quinta-feira (23), durante o programa “Os Donos da Bola”, transmitido pela Band, o apresentador Neto informou que iria entrevistar o jogador acusado de racismo e acabou recebendo críticas por dar espaço ao atleta. O também comentarista da Band não pensou duas vezes e soltou o verbo:

“Aqueles que acham que eu não devo dar oportunidade para o Danilo Avelar, que foi racista e ele falou que foi, você muda de canal, vai pra outro canal. Não precisa ficar aqui, entendeu? Cada um que interprete do jeito que quiser, mas eu não vou acabar com a vida dele”, disse o ex-jogador.