Fechar
Vem aí

TV Cultura bate o martelo e escala ex-Globo para comandar nova atração

“Esta Manhã” vai estrear em junho e terá formato multiplatafomra

Paulo Henrique LimaRepórter do EM OFF

A programação matinal da TV aberta tem se tornado cada vez mais competitiva entre os principais canais. A TV Cultura, que até então exibe séries e animações infantis, decidiu entrar na disputa para ocupar o quarto lugar de audiência. Um novo telejornal intitulado “Esta Manhã” será o grande trunfo da emissora e terá apresentação de um ex-contratado da Globo.

Conforme já noticiado no EM OFF, o telejornal terá uma linguagem livre e de fácil entendimento para todos os públicos. A ordem e priorizar pautas que sigam a mesma linha, deixando de lado notícias policiais. O aposto é feito em telejornais matinais de concorrentes, como SBT e Record. O “Primeiro Impacto”, por exemplo, aborda assuntos policias em quase todo o período entre 6h e 12h.

A TV Cultura informou que o “Esta Manhã” será exibido entre 7h e 7h30 (horário Brasília) a partir de 6 de junho, com exibição de segunda a sexta-feira. Para comandar o informativo, a emissora escalou o jornalista Eduardo Campos, que atuou como repórter do “Auto Esporte” na Globo entre 2016 e 2017. O profissional também passou pela bancada do “RedeTV! News” e outros telejornais da emissora entre 2009 e 2015.

Em entrevista enviada à imprensa pelo canal da Fundação Padre Anchieta, Eduardo não escondeu entusiasmo com a nova empreitada. “É uma grande alegria estar à frente de um jornal diário, que será a companhia de milhões de brasileiros, logo nas primeiras horas da manhã. O telespectador poderá contar com informações criteriosas e notícias que realmente trazem relevância para o seu dia.”

Continua após a publicidade

O noticiário vai contar com formato multiplataforma, com transmissão simultânea nas Rádio Cultura Brasil e Rádio Cultura FM, site da emissora e outras plataformas digitais. Também abordará de assuntos culturais das principais metrópoles do país, a questões internacionais. A informação ao vivo vai ser um dos pontos do jornalístico, que vai concorrer com o “Bom Dia Brasil” (Globo), “Balanço Geral Manhã” (Record TV), “Primeiro Impacto” (SBT) e “Bora SP” (Band).

De acordo com Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura, o “Esta Manhã” será um noticiário que estará atento com as redes sociais. “Esta Manhã é um informativo que nasce multiplataforma, pois ele foi concebido conjuntamente como um produto para Youtube, um produto para o rádio e um telejornal, tudo ao mesmo tempo.”

O canal vai ampliar ainda mais jornalismo em sua grade conhecida por ter programas infantis, educativos e jornalísticos. O “Jornal da Tarde” continuará sendo exibido a partir das 12h00, assim como o “Jornal da Cultura”, às 21h00. Para colocar o telejornal no ar, alguns desenhos e séries de animação terão tempo reduzido ou sairão da grade de programação.