JN

TV Globo perde medo de encerrar contrato de William Bonner; entenda

Âncora titular está afastado do "JN" após ter contraído covid-19

Paulo Henrique Lima
Repórter

A ausência de William Bonner do “Jornal Nacional” abriu brecha para a Globo realizar um estudo interno sobre a audiência do principal telejornal da TV brasileira. Segundo o colunista Alessandro Lo-Bianco, do “A Tarde é Sua”, a alta cúpula da emissora procurou entender se nos dias atuais o âncora seria dispensável no comando do noticiário do horário nobre.

Uma pesquisa interna da audiência minuto a minuto apontou que durante o afastamento do titular da bancada do telejornal, a audiência permaneceu na casa dos 25 pontos de média. O jornalista deixou o trabalho temporariamente após contrair covid-19. Em seu lugar, a direção da emissora convocou Hélter Duarte, que dividiu a bancada com Ana Luiza Guimarães nos dias 18 e 19. Renata Vasconcellos retornou ao jornal no dia seguinte.

Ainda segundo o jornalista do programa vespertino de Sonia Abrão, a Globo teria concluído que um novo esforço para manter William Bonner em seu casting não seria necessário. Isso porque no passado o profissional já havia demonstrado interesse em deixar a TV e se aposentar. No entanto, uma contraproposta do canal o teria feito mudar de ideia. Com a pesquisa, os executivos acreditam que não seria necessário manter o profissional com alto salário caso o mesmo queira sair antes do término do contrato.

A alta cúpula teria se mostrado animada com a aceitação de novos rostos no comando do “Jornal Nacional”. Bonner vai intensificar os trabalhos na bancada do noticiário a partir de agosto, quando as emissoras devem focar nas Eleições 2022. Internamente, existe rumores de que ela solicitaria deixar o comando do JN em dezembro, o que já foi desmentido pelo mesmo.

Para isso, segundo o colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, a emissora vai investir em um megaestúdio para a cobertura da disputa eleitoral. O Central das Eleições, da GloboNews, e as entrevistas com os candidatos à presidência do “Jornal Nacional”, serão feitos das instalações dos Estúdios Globo. As equipes de campanha dos candidatos já foram convidadas formalmente para entrevistas.